Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. DGS garante esforço para iniciar vacinação ainda este ano

15 dez, 2020 - 15:59 • Cristina Nascimento

Sub-diretor Geral da Saúde lembrou que início da vacinação não siginifica terminar com as cautelas que têm sido observadas durante este tempo de pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O sub-diretor geral da Saúde, Rui Portugal, garante que serão feitos todos os esforços para conseguir antecipar em oito dias a vacinação contra a Covid-19. A declaração foi feita depois de ter sido confrontado com a hipótese da vacina ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.no dia 21 de dezembro.

“É muito bom que tenhamos uma antecipação que não traga maior risco em termos de segurança", disse Rui Portugal, acrescentando que, se tal se verificar, "todo o esforço deve ser feito para que todas as questões logísticas sejam antecipadas por oito dias”.

Rui Portugal lembrou ainda que, apesar da vacina contra a Covid-19 estar mais perto, a população não pode relaxar nas medidas de precaução que têm sido observadas.

“Vamos ter que continuar, durante um determinado tempo que pode ser mais ou menos longo, a ter atitudes corretas relativamente às protecções individuais e coletivas”, frisou.

O sub-diretor geral lembrou ainda que não se sabe se a vacina tem uma eficácia de 100%, assim como se desconhece "se uma pessoa vacinada é uma pessoa protegida por muito tempo relativamente à doença", nem se têm "o mesmo efeito relativamente à transmissibilidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+