Tempo
|
A+ / A-

“Primeiros europeus devem ser vacinados antes do final do ano”

15 dez, 2020 - 14:38 • Redação, com agências

Declaração da presidente da Comissão Europeia acontece depois de a reunião para aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech ter sido antecipada para a próxima segunda-feira, dia 21.

A+ / A-

Veja também:


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admite que os primeiros europeus podem ser vacinados contra a Covid-19 até ao final do ano.

“É provável que os primeiros europeus sejam vacinados antes do final de 2020”, escreveu Ursula von der Leyen na rede social Twitter.

Esta declaração foi conhecida depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) antecipar para a próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro, a reunião onde pode aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

A entidade, que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia, tinha agendado a reunião para 29 de dezembro, mas decidiu antecipar justificando que o fez depois de ter recebido dos laboratórios que a produzem informação adicional sobre a vacina.

A antecipação da data da reunião surge, contudo, depois de o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, ter pressionado o regulador europeu a acelerar a aprovação da vacina.

O Reino Unido foi o primeiro país da Europa Ocidental a iniciar o processo de vacinação, na semana passada. Estados Unidos e Canadá começaram a inocular a população na segunda-feira, dia 14.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se na Itália (65.011 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (64.402 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), França (58.282 mortos, mais de 2,3 milhões de casos) e Espanha (48.013 mortos, mais de 1,7 milhões de casos).

Até esta terça-feira, Portugal contabiliza 5.733 mortos e 353.576 casos de infeção.

Covid-19 em Portugal (por regiões)

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+