Tempo
|
A+ / A-

Cosmética. Detetadas substâncias perigosas em 39 produtos

14 dez, 2020 - 08:08 • Marta Grosso

Os efeitos secundários vão desde alergias a perturbações do sistema hormonal, com consequências na fertilidade.

A+ / A-

Um estudo realizado em 34 países detetou 65 substâncias perigosas em 39 produtos de cosmética analisados. A informação é avançada nesta segunda-feira pela Zero, uma das associações que participou na investigação.

São substâncias “com potenciais impactos na saúde humana e no ambiente”, informa a associação ambiental no comunicado que enviou à Renascença.

O estudo foi promovido pelo “Danish Consumer Council” (Conselho Dinamarquês para o Consumo) e envolveu organizações de 34 países de cinco continentes.

O objetivo foi perceber até que ponto os ingredientes de 39 produtos cosméticos selecionados diferiam entre países, bem como se eram detetadas substâncias indesejáveis. A recolha da informação decorreu durante a Primavera de 2020.

Apesar de o estudo ter começado com 39 produtos, a verdade é que a amostra acabou por ser alargada a 176, devido às várias versões de um mesmo produto com conteúdos químicos diferentes.

A análise da constituição dos produtos “foi feita unicamente através da consulta dos rótulos dos produtos, não tendo sido realizadas análises complementares, pelo que não há informação sobre as concentrações de cada substância química”, indica o comunicado.

Assim, foi aplicada a seguinte escala de avaliação, usada pelo “Danish Consumer Council”:

  • A – O produto é uma boa escolha. Não contém substâncias problemáticas.
  • B – O produto não contém a maioria das substâncias preocupantes, mas contém perfume ou substâncias que podem prejudicar o ambiente. Será preferível evitá-lo, em particular se tiver problemas de alergias e quiser prevenir danos no ambiente.
  • C – O produto contém substâncias preocupantes, isto é, substâncias que, por exemplo, são suspeitas de interferir com o nosso sistema hormonal. Estas substâncias não são ilegais, e o produto não é normalmente perigoso por si, mas a sua utilização contribui para a exposição continuada às mesmas.

A maioria recebeu “uma classificação C, porque contém substâncias químicas indesejáveis, ou seja, possuem um ou mais ingredientes que podem interferir com o nosso sistema hormonal, podem causar alergias ou podem ter outros impactos negativos na saúde humana e no ambiente”, refere ainda a nota da Zero.

Podem ainda ser tóxicas para a reprodução, causando, por exemplo, infertilidade. Para o ambiente, podem persistir na natureza e acumular-se também nos animais.

As associações que participaram no estudo deixam, por isso, alguns conselhos:

  • Verifique os ingredientes dos produtos antes de comprar
  • Saiba que produtos da mesma marca e com o mesmo código de barras, sendo adquiridos em países vizinhos podem ter ingredientes diferentes
  • Saiba que os produtos que compra e usa regularmente podem conter substâncias químicas preocupantes
  • Exija que as autoridades legislem no sentido de retirar progressivamente estas substâncias químicas preocupantes dos produtos.

Veja aqui a lista de substâncias a que deve estar atento.

Eis alguns produtos em que foram detetadas substâncias indesejáveis:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+