Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS prepara nova regulamentação do teletrabalho

12 dez, 2020 - 19:35 • Eunice Lourenço , Fábio Monteiro

É necessário legislar e não ignorar a forma como a pandemia colocou os portugueses em casa, “a trabalhar pelas vias digitais, mas que isto tem que obedecer, necessariamente, à garantia dos direitos dos trabalhadores", diz a dirigente socialista Ana Catarina Mendes.

A+ / A-

O PS está a trabalhar numa nova regulamentação do teletrabalho tendo em conta as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pela líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes, no congresso da Juventude Socialista, que decorre este fim-de-semana.

Segundo a dirigente socialista, é importante legislar e não ignorar a forma como a pandemia colocou os portugueses em casa, “a trabalhar pelas vias digitais, mas que isto tem que obedecer, necessariamente, à garantia dos direitos dos trabalhadores.”

“Desde logo, ao direito a desligar. Desde logo, ao direito que todos temos que ter boas tecnologias para podermos desempenhar bem o nosso trabalho”, sublinhou.

Para Ana Catarina Medes, o “teletrabalho não é só falarmos de um computador em casa, é falarmos de condições de habitação com dignidade, que garantam que a pessoa possa prestar bem o seu trabalho”.

Desde o início da pandemia, o teletrabalho em Portugal - apesar de alguns pequenos solavancos - cresceu de forma muito significativa. A Autoridade para as Condições do Trabalho foi inundada de pedidos de esclarecimento nos últimos meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Joao Oliveira
    12 dez, 2020 Lisboa 19:50
    O teletrabalho tem funcionado razoavelmente. Os colaboradores das empresas privadas e muitos funcionários públicos não se deslocam, poupando em combustível e transportes, também com ganhos para o ambiente. A produtividade tem aumentado, regra geral. Agora pretende esta gente regulamentar o teletrabalho. Vão, com toda a certeza, impor condições que levarão as empresas a optar pelo trabalho presencial. Não fazem ideia de nada. Têm uma pulsão legislativa e de intromissão constante na vida da população.

Destaques V+