Tempo
|
A+ / A-

Entrevista

Marcelo aceita governo de direita apoiado pelo Chega

11 dez, 2020 - 23:49 • Redação

"Não vejo razão constitucional para não dar posse a um governo apoiado no Chega", disse o Presidente em entrevista à SIC, abrindo a porta para uma solução idêntica à que foi adotada para a formação do governo dos Açores.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa admite dar posse a um governo apoiado pelo Chega, argumentando que um Presidente da República não pode discriminar partidos.

Em entrevista esta sexta-feira à SIC, o chefe do Estado e candidato à reeleição disse que o regresso da direita ao poder precisar de mais do que a soma de PSD e CDS, lembrando que o Chega de André Ventura é um partido aceite pelo Tribunal Constitucional.

"Na sequência de eleições em 2023, chega-me a proposta de formação de um Governo com maioria parlamentar, em que um determinado partido dá apoio parlamentar, não vejo razão constitucional para dizer a esse partido que não pode (...) o partido está ilegalizado? Não está. Quem é competente para ilegalizar? O Tribunal Constitucional, por iniciativa do Ministério Público", argumentou.

O chefe de Estado observou uma vez mais que no exercício das suas funções "há muita coisa que faz", mas de umas "gosta mais", e de outras "gosta muito menos".", sustenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Noutro plano, o Presidente aconselhou expectativas moderadas sobre a vacinação contra a Covid-19, admitindo que é um processo que vai ser longo.

Dos contactos mantidos com as farmacêuticas, Marcelo Rebelo de Sousa concluiu que "há vacinas atrasadas", que provavelmente não chegarão em janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    12 dez, 2020 PORTUGAL 11:39
    Quando este Indivíduo " André Ventura " se começou a movimentar para a formação do Chega, fui um dos que aqui RR, alertei para o que dali iria SAIR. Disse, para terem CUIDADO. Assim, hoje não estou admirado. Mas, uma COISA os DEMOCRATAS teem de ter em conta. Se o POVO é soberano com o VOTO, como pode o Presidente da República contrariar um cenário desses. Se o Chega CRESCER a culpa não pode ser atribuída ao PR, mas a TODOS Aqueles que hoje não sabem HABITAR na Política. Só Eles e não quem amanhã MUDAR o rumo dos acontecimentos. Por mim, que ajudei a fazer o 25 de Abril, esse Indivíduo depressa arruma as BOTAS. Mais uma VÊZ, abram os OLHOS. Saúde para todos.
  • José J C Cruz Pinto
    12 dez, 2020 ILHAVO 04:49
    Não está bem à vista o perigo de votar em Marcelo* (para além do ... SEM NOME)? E vamos também querer ser CHAGADOS todos os dias com o ... "somos os melhores do.mundo"? [* não ignorando a consequente e grande dificuldade de melhor escolha]

Destaques V+