Tempo
|
A+ / A-

MAI abre inquérito a queixa de agressões da PSP a cidadão ucraniano

12 dez, 2020 - 20:17 • Fábio Monteiro

Valery Polosenko foi alvo de agressões no interior da esquadra da PSP na Póvoa de Varzim, tendo ficado com dois dentes partidos e com escoriações na boca, no tórax e nos braços.

A+ / A-

O Ministério da Administração Interna (MAI), tutelado por Eduardo Cabrita, abriu este sábado um processo administrativo de acompanhamento, por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), ao inquérito da Polícia de Segurança Pública que averigua a queixa de alegadas agressões a um cidadão de nacionalidade ucraniana numa esquadra da Póvoa de Varzim.

Num comunicado enviado às redações, o MAI explica que “este processo administrativo de acompanhamento permite à IGAI acompanhar o evoluir do inquérito da PSP e avocá-lo, caso entenda justificado”.

De acordo com o “Jornal de Notícias” este sábado, Valery Polosenko, o cidadão ucraniano em causa, foi alvo de agressões no interior da esquadra, tendo ficado com dois dentes partidos e com escoriações na boca, no tórax e nos braços.

As lesões foram confirmadas por uma perícia realizada ao imigrante no Instituto de Medicina Legal, garantiu a advogada Alexandra Cruz ao “JN”.

A queixa de Valery incide sobre os dois agentes que o detiveram, na madrugada de seis de dezembro, por condução com uma taxa ilegal de álcool e os restantes que estavam na Esquadra.

“Tiraram-lhe a carteira e o telemóvel e impediram-no de ligar ao seu habitual advogado. E os restantes faziam de conta que não ouviam as súplicas do Valery", diz a advogada.

Questionado pelo “JN”, o Comando Distrital do Porto confirmou a detenção e disse que o cidadão ucraniano acusou uma Taxa de Álcool no Sangue de 2,56 gramas por litro, tinha antecedentes criminais por delito semelhante, “tentou sair da esquadra e reagiu de forma agressiva contra os polícias, quando foi impedido de o fazer”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 dez, 2020 Lisboa 13:04
    Agora virão os aproveitamentos da situação...
  • António José
    13 dez, 2020 Leiria 09:21
    Agora é que vai ser um fartar de denuncias contra as forças de segurança, não me admirava nada que daqui a pouco ninguém queira fazer parte das forças de segurança, ainda hei-de ver a louvarem os prevaricadores os criminosos e a condenarem as forças de segurança como sendo elas os maus da fita, obrigado senhor jornalixos de investigação, obrigado politiqueiros que para agradarem ao povo até fazem tudo para sujar o nome de instituições que deveriam merecer o respeito por todos sejam políticos ou cidadãos comuns.

Destaques V+