Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Lar de Penamacor com 62 casos positivos entre utentes e funcionários

12 dez, 2020 - 12:51 • Lusa

Doze funcionários da instituição testaram positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada.

A+ / A-

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, regista 50 casos de utentes infetados com covid-19 e 12 funcionários, informou este sábado o presidente da instituição.

O surto ocorreu na principal valência da instituição particular de solidariedade social (IPSS), na vila de Penamacor, tendo sido confirmados 50 casos positivos num total de 75 utentes do lar, disse à agência Lusa Domingos Torrão.

Segundo o responsável da IPSS, 12 funcionários da instituição testaram também positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada.

Os testes na principal valência da instituição foram realizados na segunda-feira e na terça-feira, acrescentou.

De acordo com Domingos Torrão, um dos utentes que testou positivo foi encaminhado para o hospital de Castelo Branco na sexta-feira.

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva conta ainda com lar e unidade de cuidados continuados na Quinta da Senhora do Incenso, onde também foram realizados testes na quarta-feira aos utentes e funcionários, tendo dado resultado negativo a todos.

Domingos Torrão salientou que, face à redução de funcionários disponíveis, a instituição está em contacto com a Segurança Social para ver "se há a possibilidade de ativar algumas brigadas especiais".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+