Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Agência do medicamento dos EUA nega pressões para aprovar vacina

12 dez, 2020 - 17:44 • Lusa

A FDA emitiu na sexta-feira uma autorização de emergência para a vacina Pfizer/BioNTech e lançou uma gigantesca operação logística para a distribuir por todo o território norte-americano.

A+ / A-

A agência norte-americana do medicamento, FDA, negou este sábado qualquer “pressão” política para aprovar rapidamente a primeira vacina contra a covid-19 e relativizou os riscos da toma por pessoas com “alergias graves”.

“Trabalhámos rapidamente devido à urgência que esta pandemia representa, não devido a qualquer pressão externa”, disse o diretor da Food and Drug Admnistration (FDA), Stephen Hahn, numa videoconferência de imprensa.

A FDA emitiu na sexta-feira uma autorização de emergência para a vacina Pfizer/BioNTech e lançou uma gigantesca operação logística para a distribuir por todo o território norte-americano.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a vacina “passou o padrão de excelência de segurança” e prometeu que a primeira vacina será administrada hoje.

Horas antes do anúncio da autorização, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse ao diretor da FDA que podia ser despedido se a autorização não ocorresse até ao final do dia, segundo relatou um responsável ao jornal Washington Post e à agência Associated Press, na condição de não ser identificado.

Na videoconferência de imprensa de hoje, Stephen Hahn assegurou que a rapidez da autorização não põe em causa a seriedade das verificações, sublinhando que os testes clínicos prosseguem e são realizados com “importantes controlos de segurança”.

Na mesma conferência, um outro responsável da FDA, Peter Marks, relativizou a contra-indicação da toma da vacina por pessoas com alergias graves, depois da deteção de dois casos no Reino Unido esta semana.

“Quero tranquilizar a opinião pública”, disse. Essas reações “não foram constatadas nos dados dos vastos testes clínicos” e a FDA vai “continuar a seguir de muito perto” todos os dados.

Peter Marks frisou que a vacina só será desaconselhada a pessoas que já tenham tido “reações alérgicas graves” a componentes desta vacina ou de vacinas semelhantes, e não a todo o universo de pessoas com alergias graves.

“Cerca de 1,6% da população já teve uma reação alérgica grave causada por alimentos ou condições ambientais. Não queremos que tantas pessoas sejam privadas de uma vacina”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+