Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ir à biblioteca sem sair de casa? É possível em Viana do Castelo

11 dez, 2020 - 15:19 • Olímpia Mairos

Autarquia disponibiliza aplicação para ver e ler milhares de jornais e revistas digitais.

A+ / A-

A autarquia de Viana do Castelo vai disponibilizar um novo serviço gratuito, através da aplicação Press Reader, para possibilitar aos quase 22.000 utilizadores inscritos na Biblioteca Municipal vianense acesso digital a mais de 7.600 publicações nacionais e internacionais.

O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, entende que, com esta aplicação, “Viana do Castelo deu um enorme salto no mundo digital”, já que esta é uma ferramenta importante e “muito válida” em tempos de pandemia.

“Estamos a prestar um serviço público à comunidade. Democratizar o aceso à informação é essencial”, realça o autarca.

Para ter acesso ao serviço só é necessário estar inscrito como utilizador da biblioteca municipal ou aceder ao espaço de leitura da própria biblioteca.

A solução, distribuída pela WECUL, permite o acesso digital, seguro e simples, a milhares de jornais e revistas.

“O utente apenas tem de descarregar a aplicação PressReader ou aceder ao "website", entrar através da opção Bibliotecas e Grupos, selecionando Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, digitando depois as credenciais associadas ao seu cartão de leitor (número e pin)”, detalha a autarquia em comunicado.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi desenhada por Álvaro Siza Vieira, tem uma área total de 3.130 metros quadrados divididos por dois pisos. O piso inferior é destinado aos serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta especializadas, áreas de depósito e de atendimento, enquanto o andar sobrelevado é destinado às salas de leitura para adultos e crianças.

Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 100 mil livros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+