Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

Em Benfica e Telheiras faltou "um ou outro professor" em dia de greve

11 dez, 2020 - 15:57 • João Cunha

Em relação aos educadores de infância do agrupamento Virgílio Ferreira, na zona de Telheiras, o cenário foi diferente. Metade aderiu à paralisação convocada pela Fenprof.

A+ / A-

A fila de carros no acesso à zona do parque de estacionamento da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, Lisboa, é extensa, em dia de greve nacional de professores, convocada pela Fenprof.

Mas rapidamente deixa de o ser, à medida que os pais vão deixando os filhos à porta da escola, onde uma funcionária – que hoje não media a temperatura aos alunos por estar a chover e as medições, com humidade, não darem dados certos – pedia aos alunos para irem entrando.

Ainda no carro, junto à escola, ficou Ana Alegria, mãe de uma jovem que ainda não tinha a certeza se ia ou não ter aulas. “Geralmente fico aqui no carro à espera”, explica esta mãe à Renascença. “Como ela está no 12.º ano, tem aulas das 8h00 às 11h00. Eu estou em teletrabalho, consigo trabalhar no carro”, e assim, esperar pelo fim das aulas para regressarem as duas a casa.


Numa outra zona frente à escola está Carla Carneiro. A filha já bateu a porta do carro e segue em direção à escola. “Hoje nem vou esperar para ver se tem aulas. Porque ela tem trabalhos de grupo e depois, como não está a utilizar transportes públicos, sou eu que a venho buscar”.

Noutro agrupamento, o Virgílio Ferreira, na zona de Telheiras, cenário idêntico: na secundária e nas escolas básicas, os alunos tiveram – pelo menos no período da manhã - a maioria das aulas, “sendo que faltou um ou outro professor”, como referiu uma funcionária.

Contudo, nos jardins de infância deste agrupamento – com um total de 10 escolas - nem todas as crianças tiveram aulas. Cerca de metade dos educadores de infância aderiram à paralisação. E lá voltaram para trás, os pais das crianças que têm assim um fim de semana prolongado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+