Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

EUA. Cientistas externos à autoridade do medicamento dão aval à vacina Pfizer

11 dez, 2020 - 00:40 • Redação com Reuters

Dos 22 cientistas deste grupo independente, 17 votaram a favor do uso de emergência, quatro votaram contra e um absteve-se. Depois do Reino Unido e do Canadá, os Estados Unidos podem estar mais perto de aprovar a utilização da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Um grupo de 22 conselheiros externos à autoridade norte-americana do medicamento (FDA) votou por esmagadora maioria (17-4, com uma abstenção) a aprovação do uso de emergência da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

Apesar desta votação não ter um caráter vinculativo, este pode ser o último passo antes da FDA se pronunciar a favor da administração da vacina no país, depois de responsáveis do organismo terem admitido que dariam o seu aval a uma vacina cuja comprovação de segurança fosse demonstrada.

A partir de agora, a Food and Drug Administration vai decidir se aceita ou não a recomendação do painel independente de cientistas para que a vacinação generalizada possa arrancar.

Se assim for, os EUA poderão ser o próximo país a aprovar a utilização da vacina contra a Covid-19, depois do Reino Unido e do Canadá.

A Pfizer pediu que a vacina de duas doses fosse aprovada de emergência para pessoas entre os 16 e os 85 anos.

Vários membros do painel debaterem sobre se também devem ser incluídos nesta recomendação adolescentes com 16 e 17 anos, visto que o risco para esta faixa etária é baixo e as provas nos ensaios clínicos insuficientes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+