Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resposta da UE à pandemia

PM saúda acordo sobre "bazuca": "Temos meios para vencer a crise social e económica"

10 dez, 2020 - 20:18 • Lusa

Através do Twitter, António Costa saúda o recuo da Polónia e da Hungria que desbloqueia a ajuda europeia para responder à crise económica motivada pela pandemia. "Ultrapassámos o impasse e temos agora os meios para vencer a crise social e económica", sublinha o primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro considerou esta quinta-feira que o acordo no Conselho Europeu sobre o orçamento comunitário e o fundo de recuperação dá aos estados-membros os "meios para vencer a crise social e económica".

"Acordo alcançado no Conselho Europeu sobre o Quadro Financeiro Plurianual e o Plano de Recuperação Europeu. Ultrapassámos o impasse e temos agora os meios para vencer a crise social e económica", reagiu António Costa através da sua conta oficial na rede social Twitter.

Na mensagem, o primeiro-ministro português salientou também que a "implementação dos Planos de Recuperação e Resiliência será uma das prioridades da presidência portuguesa", que terá início a 1 de janeiro.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia fecharam hoje em Bruxelas um acordo em torno do quadro orçamental até 2027 e do Fundo de Recuperação, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

"Acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual e o Pacote de Recuperação 'NextGenerationEU'. Podemos começar agora com a implementação e reconstruir as nossas economias", anunciou Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

O presidente do Conselho Europeu acrescenta que este pacote de recuperação de um montante global de 1,8 biliões de euros, por muitos designado como a 'bazuca' para combater a crise provocada pela pandemia da Covid-19, está assim a postos para impulsionar "a transição verde e digital" da Europa.

Este pacote constituído por um orçamento plurianual de 1,08 biliões de euros para os próximos sete anos e um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões havia sido já acordado pelo Conselho Europeu em julho, mas estava bloqueado por um veto de Hungria e Polónia, que discordavam do mecanismo sobre o Estado de direito que lhe estava associado, agora ultrapassado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    10 dez, 2020 Leiria 20:51
    "....Temos meios para vencer a crise social e económica...." ou para encher os bolsos aos amigos ?

Destaques V+