Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja de Bragança solidária com os necessitados

07 dez, 2020 - 12:55 • Olímpia Mairos

Campanhas de Advento e Natal ajudam estudantes, famílias, reclusos e emigrantes.

A+ / A-

Veja também:


A pandemia da Covid-19 veio agravar a já difícil situação social e financeira das famílias.

Neste contexto de maior dificuldade, as instituições sociais da Igreja e os agentes pastorais da Diocese de Bragança-Miranda, encontram-se a acompanhar os que mais precisam de ajuda, nomeadamente os estudantes, as famílias, os reclusos e os emigrantes.

Os professores e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem até 18 de dezembro a campanha “Natal de Proximidade”.

Segundo o professor Jorge Novo, a iniciativa, que está a recolher alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupa e calçado, “visa educar para a solidariedade e a partilha”, frisando que “são muitos os pedidos de ajuda que têm chegado”.

“Mas quem ajuda? Temos de ser todos nós, de acordo com o que está ao nosso alcance e com as nossas possibilidades”, afirma o docente.

Os bens (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, milho, cogumelos, leite, azeite, óleo, farinha, salsichas, cereais, bolachas, gel de banho, shampoo, calçado e roupa” devem ser entregues nas caixas que se encontram devidamente identificadas e seguras (de acordo com as normas de segurança da DGS) na sala de convívio dos alunos.

A campanha propõe-se apoiar 10 alunos, e respetivas famílias, do escalão A. A entrega dos produtos será feita em confidencialidade, no dia 23 de dezembro.

Já reitoria e a equipa pastoral da catedral de Bragança diocesana têm em marcha a campanha “Natal está no teu coração”, convidando os cristãos a doar bens alimentares não perecíveis à comunidade emigrante. As doações podem ser entregues, diariamente, nos pontos de recolha existentes na catedral.

Meias e sabão em barra para reclusos

“Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade” é o lema da iniciativa “Natal na Prisão”, promovida pelo Serviço da Pastoral Penitenciária e pela Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.

A ação consiste na recolha de meias e sabão em barra para ajudar no combate à propagação do novo coronavírus, produtos que serão “entregues como presentes simbólicos aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda”, explica Rui Magalhães.

Segundo o diretor do Serviço diocesano, “mais que entregar um presente de Natal, esta campanha tem como objetivos levar a boa nova do nascimento de Jesus Cristo aos estabelecimentos prisionais do distrito de Bragança, sensibilizar a comunidade para a temática prisional, assim como sensibilizar o próprio recluso que ‘lá fora’ as pessoas acreditam na sua recuperação”.

A iniciativa “Natal na Prisão” decorre até 3 de janeiro de 2021 e pretende o envolvimento de todas as comunidades paroquiais e instituições da diocese.

IPSS’s de Alfândega recolhem bens

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões, na Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires, vão lançar, entre 13 e 20 de dezembro a campanha “Natal Solidário”.

“Trata-se de uma ação que desafia os fiéis das paróquias de Alfândega da Fé, Cabreira, Castelo, Cerejais, Eucísia, Ferradosa, Gouveia, Picões, Sendim da Serra e Valverde, a doar, no final das eucaristias, produtos alimentares e bens como vestuário e roupa de cama às duas Instituições Particulares de Solidariedade Social”, informa o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões prestam apoio diário a cerca de uma centena de pessoas, através das respostas sociais de lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+