Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Menos de 10% dos médicos envolvidos" no combate à Covid vão receber prémio

06 dez, 2020 - 22:46 • Manuela Pires , com redação

As contas são avançadas pelo Sindicato Independente dos Médicos. “Com estas medidas as pessoas estão descontentes, desmotiva”, admite Roque da Cunha.

A+ / A-

Veja também:


O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) fez as contas e concluiu que o prémio que o Governo vai dar aos profissionais de saúde que estiveram na linha da frente da Covid-19, no primeiro estado de emergência, excluiu a maioria dos médicos.

O secretário geral do SIM, Roque da Cunha, disse este domingo à Renascença que apenas 10% vão beneficiar da compensação salarial e de mais dias de férias. O primeiro estado de emergência vigorou entre 19 de março e 2 de maio de 2020, num total de 45 dias.

“Na prática, poderá atingir menos de 10% das pessoas envolvidas. As condições que são lá expressas, a necessidade de continuidade e ser especificamente só para o período de estado de emergência.”


O sindicalista afirma que há dez meses que os profissionais de saúde têm “combatido o vírus”, sem férias, com folgas alteradas e sem tolerâncias de ponto. “Com estas medidas as pessoas estão descontentes, desmotiva”, admite.

Roque da Cunha é mais preciso e diz que apenas os médicos das unidades de cuidados intensivos vão ser premiados.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos acusa o Governo de propaganda e exige saber quantos profissionais vão ser abrangidos pela medida.

“Praticamente, só os médicos que estão em cuidados intensivos e de uma forma regular e não descansem. As pessoas não podem trabalhar 14 ou 30 dias seguidos. Há um mecanismo de continuidade que é praticamente impossível ser atingido. Em relação aos médicos que estiveram nos centros respiratórios dedicados ao Covid-19, dos cuidados de saúde primários, temos as maiores dúvidas”, sublinha.

O sindicato dá o exemplo dos médicos hospitalares, que fizeram 15, 20 ou 25 turnos de 12 horas na urgência de covid-19, e que estão excluídos do prémio de desempenho.

Em 24 horas Portugal registou mais 87 mortos e 3.834 infectados pelo novo coronavírus, segundo os dados do Boletim da Direção-Geral de Saúde deste domingo.

Desde o início da epidemia em Portugal, em março, já morreram 4.963 pessoas e 322. 474 deram positivo à Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+