Tempo
|
A+ / A-

Oposição boicota eleições na Venezuela e convoca consulta popular

06 dez, 2020 - 18:13

Venezuelanos votam este domingo em eleições legislativas. Partido do Presidente Maduro vai conquistar o congresso.

A+ / A-

Os venezuelanos votam este domingo para escolher o novo congresso. As eleições legislativas estão a ser boicotadas pela oposição ao Presidente Nicolas Maduro.

Esta é a única instituição que não é controlada pelo Partido Socialista, de Maduro, o que deverá mudar depois das eleições de hoje.

O líder da oposição e do congresso, Juan Guaidó, está a apelar aos venezuelanos que fiquem em casa e boicotem a votação.


Juan Guaidó convocou uma consulta popular alternativa para 12 de dezembro, que vai perguntar aos eleitores se rejeitam as eleições para o congresso e se querem mudar o Governo.

De acordo com a oposição, a taxa de participação nas eleições legislativas de foi inferior a 3% nas primeiras quatro horas desde a abertura das assembleias de voto.

As eleições parlamentares deste domingo acontecem num contexto de crise económica profunda na Venezuela, agravada pela pandemia de Covid-19.

Nos últimos anos, cerca de cinco milhões de venezuelanos emigraram devido à falta de condições mínimas no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+