Tempo
|
A+ / A-

Explicador

O que esperar da próxima renovação do estado de emergência?

04 dez, 2020 - 08:48 • Fátima Casanova

Marcelo Rebelo de Sousa considera que Portugal deve manter-se em estado de emergência até, pelo menos, 7 de janeiro. O Parlamento pronuncia-se hoje sobre a proposta de decreto do Presidente. O que podemos esperar?

A+ / A-

O Parlamento vota, nesta sexta-feira, o decreto do Presidente da República que renova o estado de emergência até 23 de dezembro e que abre portas a um prolongamento até 7 janeiro, de forma a apanhar toda a quadra festiva que se aproxima.

Este decreto tem passagem garantida no Parlamento?

Sim, mas apenas com os votos favoráveis do PS e do PSD, que juntos somam mais de dois terços dos deputados.

O Presidente da República tomou a decisão de enviar o decreto do estado de emergência para o Parlamento na quinta-feira à noite, depois de, durante a tarde, ter ouvido os partidos e de se ter reunido com o primeiro-ministro.

Com a aprovação garantida, Marcelo Rebelo de Sousa deverá falar ao país nesta sexta-feira à noite.

Quanto às medidas, vão ser anunciadas no sábado pelo Governo.

E o que podemos esperar dessas medidas?

Ao contrário do que é habitual, o Governo deverá anunciar, no sábado, não só as medidas para a próxima quinzena, como as medidas para a quinzena seguinte – ou seja, até 7 de janeiro, apanhando assim toda a quadra festiva, de modo a que as pessoas possam ter uma noção antecipada do que vai acontecer.

E o que poderá acontecer? Começando pelo Natal…

Bom, tanto o primeiro-ministro como o Presidente da República já disseram, por diversas, vezes, que este Natal vai ter de ser diferente. Há uma perspetiva de alívio de algumas das medidas no período entre a véspera de Natal e o dia posterior ao Natal – portanto, entre 24 e 26 de dezembro – para permitir que as famílias possam encontrar-se.

Mas as autoridades estão preocupadas justamente com essas reuniões familiares, pelo que deverá haver a indicação para não se juntarem diferentes famílias.

Por exemplo, como acontece muitas vezes, o jantar do dia 24 acontece com uma família e o almoço de dia 25 com outra. Isto faz com que aumentem em muito os contactos e, como António Costa já disse, quanto mais o Natal for passado à mesa, mais perigoso é, porque para se comer tira-se a máscara.

De resto, os ajuntamentos na via pública devem continuar a ter limitação de número de pessoas.

Já quanto à circulação entre concelhos, deve ser permitida.

E no Ano Novo, com o que poderemos contar?

As restrições devem voltar a apertar. O primeiro-ministro já disse que a passagem do ano não vai ter as habituais festas. Disse mesmo, aliás, que a passagem do ano vai ter todas as restrições e que não haverá qualquer tipo de tolerância.

É de esperar, inclusive, que haja recolher obrigatório à uma da manhã do dia 1 de janeiro.

E será possível circular entre concelhos?

Quanto a isso, há muitas dúvidas. De resto, o decreto do Presidente mantém as normas que permitem medidas restritivas para conter a pandemia por grupos de municípios, incluindo a proibição da circulação em determinados períodos ou dias da semana, à semelhança do que está agora em vigor, em função do número de casos de Covid-19.

Mas é de esperar que o alívio de restrições deve mesmo limitar-se só ao Natal. As autoridades avisam, contudo, que este alívio de restrições não significa que a Covid-19 tenha passado e que é preciso ter presente todas as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

E lá por fora, o que vai acontecer?

Há de tudo. Uns países optam por aliviar medidas, outros podem vão mesmo adotar medidas mais restritivas.

Espanha, por exemplo, limita festejos a 10 pessoas e aconselha que as festas sejam realizadas em espaços abertos, como esplanadas de restaurantes. A exceção aplica-se a famílias de mais de seis elementos que vivam na mesma casa.

A 24 e 31 de dezembro, o recolhimento obrigatório que está em vigor na maioria das regiões espanholas irá passar das 23h00 para a 1h30 da manhã.

O Reino Unido optou por medidas mais relaxadas, permitindo encontros de até três agregados familiares entre 23 e 27 de dezembro. As pessoas podem juntar-se em habitações, locais de culto ou espaços exteriores e as restrições à circulação serão aliviadas.

Quanto aos italianos, também só vão poder andar entre regiões em caso de emergência e a partir de dia 20, e só a família direta pode ser convidada para as celebrações de Natal.

Em França, as viagens vão ser permitidas, mas só se os casos diários baixarem dos cinco mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+