Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed recomenda não utilização de máscaras do fabricante Shantou T&K Medical

04 dez, 2020 - 09:41 • Lusa

Não cumprem os requisitos estabelecidos pela União Europeia.

A+ / A-

A Autoridade Nacional do Medicamento recomendou hoje a não utilização das máscaras de uso clínico, do fabricante Shantou T&K Medical equipment factory Co, Lda, depois de terem sido proibidas por incumprimento dos requisitos estabelecidos pela União Europeia.

O Infarmed destaca que não foram identificados em Portugal registos de comercialização de dispositivos médicos deste fabricante, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, recomenda que os dispositivos supramencionados não sejam adquiridos nem utilizados.

Numa nota divulgada no ‘site’, o Infarmed refere que a autoridade competente alemã ordenou a proibição da comercialização e a recolha dos dispositivos médicos máscaras de uso clínico, do fabricante Shantou T&K Medical equipment factory Co., Lda, dado aquelas não cumprirem com os requisitos estabelecidos no Regulamento (UE) 2017/745 relativo aos dispositivos médicos.

A deteção, em Portugal, destes dispositivos deve ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    04 dez, 2020 évora 17:10
    As máscaras são como ir para a guerra em mangas de camisa , nada protegem e a ver até podem fazer espalhar o vírus . São materiais para proteçã oe bactérias e não de vírus . Imaginem um preservativo de tecido para proteger o vírus do HIV ... está tudo dito . Aprendam antes os tamanhos reais entre vírus e bactérias , depois aconselhem o desuso da máscara , é carne para canhão . A prova é por mais cuidado que tenham as pessoas os que se julgam intocáveis apanham o vírus .

Destaques V+