Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Está aí a tempestade “Dora”. Proteção Civil emite avisos por SMS

04 dez, 2020 - 08:17 • Celso Paiva Sol , Lusa

Só os distritos de Santarém e Évora escapam às cores laranja, vermelha e amarela que pintam o país nesta sexta-feira. O estado do mar agravou-se e estão desaconselhados passeios junto à costa. IPMA recomenda atenção à evolução das condições meteorológicas.

A+ / A-

A Proteção Civil intensifica os avisos para o mau tempo. A partir das 9h00 desta sexta-feira, todos os telemóveis que se encontrem nos sete distritos colocados em alerta laranja vão receber um SMS preventivo, dando conta dos cuidados a ter nos próximos dias.

Em causa estão os distritos de Aveiro, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Braga e Coimbra.

Tudo por causa da passagem da depressão “Dora”. A Proteção Civil prevê problemas nas estradas, nas zonas ribeirinhas e costeiras, a queda de estruturas e objetos pela força do vento, e ainda a possibilidade de inundações urbanas.

Chuva, frio, neve, vento forte e agitação marítima são os ingredientes meteorológicos para este fim-de-semana, com agravamento já a partir desta sexta-feira.

Por causa disso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou praticamente o país em aviso amarelo e laranja, sendo que os distritos de Lisboa e Leiria estão debaixo de aviso vermelho, o mais gravoso.

Apenas Santarém e Évora ficam a salvo do agravamento das condições meteorológicas que se prolonga até domingo.

O mar vai estar bastante agitado e a Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento da situação, em Portugal continental, a partir desta sexta-feira – daí, o aviso vermelho para Lisboa e Leiria e laranja para o resto da costa, emitido pelo IPMA.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Deve-se, nesta sexta-feira, à previsão de agitação marítima forte. Vai vigorar naqueles dois distritos entre as 12h00 e as 21h00.

Estão previstas ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou também a costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja até às 00h00 de domingo.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda também o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, devem evitar-se passeios junto ao mar, nomeadamente nos molhes de proteção dos portos.

Aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica.

À população em geral é recomendado que se abstenham da prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

O IPMA recomenda ainda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da Proteção Civil.

Mais frio

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, até às 6h00 de domingo.

Sob aviso amarelo (menos grave) estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 6h00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O mau tempo previsto para Portugal continental levou também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar para um agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, prevendo-se um aumento da intensidade do vento, precipitação, a descida da temperatura e o aumento da agitação marítima na costa ocidental.

A ANEPC recomenda à população que garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, que adote uma condução defensiva, face à possibilidade de formação de lençóis de água e gelo nas vias, que evite circular em vias com acumulação de neve e que tenha especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas sujeitas a inundações rápidas.


[Notícia atualizada às 9h00 com informação do SMS da Proteção Civil]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+