Tempo
|
A+ / A-

Congresso dos EUA dá primeiro passo para despenalizar canábis a nível nacional

04 dez, 2020 - 22:56 • Lusa

A utilização da canábis medicinal é legal em 33 dos 50 estados do país, entre os quais Washington. Há ainda 12 estados, entre os quais, novamente, a capital, que permitem o uso recreativo desta droga.

A+ / A-

A Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos aprovou hoje um diploma para remover a canábis da lista federal de drogas consideradas perigosas, uma decisão histórica para a descriminalização deste estupefaciente.

A redação foi aprovada com 228 votos favoráveis e 164 contra pela Câmara dos Representantes, cuja maioria é democrata, dá conta a agência France-Presse (AFP).

Contudo, o diploma ainda pode ser bloqueado pelo Senado, a segunda câmara do Congresso norte-americano, de maioria republicana.

A utilização da canábis medicinal é legal em 33 dos 50 estados do país, entre os quais Washington. Há ainda 12 estados, entre os quais, novamente, a capital, que permitem o uso recreativo desta droga.

Se este projeto-lei for aprovado o transporte da canábis seria despenalizado a nível federal. Atualmente a canábis é considerada como equivalente ao LSD, à cocaína ou à heroína, pela Drug Enforcement Agency (DEA) (Agência de Combate às Drogas).

A aprovação do diploma também anularia quaisquer condenações federais por delitos menores envolvendo este estupefaciente.

De acordo com a organização a favor do uso da canábis Organização Nacional para a Reforma das Leis da Marijuana (NORML), esta é a primeira vez em 50 anos que o Congresso reviu a classificação desta droga.

“É um momento histórico”, considerou a democrata eleita pelo Havai Tulsi Gabbard, minutos antes da votação.

A deputada acrescentou a descriminalização “é um passo em direção ao fim da dispendiosa e destrutiva guerra às drogas nos Estado Unidos, que transformou norte-americanos comuns em criminosos, separou família e arruinou tantas vidas”.

A redação também introduz um imposto de 5% sobre a venda canábis e dos derivados desta droga, cuja finalidade é financiar a reintegração de prisioneiros que tenham sido condenados pela venda de marijuana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+