Tempo
|
A+ / A-

Fundos europeus: Governo português condena posição "inaceitável" de Polónia e Hungria

04 dez, 2020 - 13:41 • Redação, com agências

Ministro Augusto Santos Silva afirma que plano de recuperação "é muito muito importante e decisivo para a União Europeia e para a recuperação da Europa”.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inaceitável” o bloqueio da Polónia e Hungria aos fundos europeus de recuperação da pandemia de Covid-19.

“É inaceitável que dois Estados-membros possam bloquear uma decisão que é muito muito importante e decisiva para a União Europeia e para a recuperação da Europa”, disse o chefe da diplomacia portuguesa numa conferência online, em Roma.

Augusto Santos Silva não compreende os argumentos de Polónia e Hungria para estarem a travar o pacote de ajuda europeu.

A aprovação do orçamento plurianual da UE para 2021-2027 (1,08 biliões de euros) e do Fundo de Recuperação pós-pandemia que lhe está associado (750 mil milhões) encontra-se bloqueada pela Polónia e pela Hungria.

Os dois países de Leste discordam da condicionalidade no acesso aos fundos comunitários ao respeito pelo Estado de Direito, devendo esta questão dominar a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, em 10 e 11 de dezembro.

Portugal assume a presidência da União Europeia a 1 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    04 dez, 2020 Leiria 14:17
    Em privado, apoiaram-nos. Hipócritas............

Destaques V+