Tempo
|
A+ / A-

PS considera imprudente avanço de Museu Salazar num tempo em que "florescem" totalitarismos

03 dez, 2020 - 21:29 • Lusa

Em 2019, a Câmara de Santa Comba Dão (PS), no distrito de Viseu, anunciou a intenção de requalificar a Escola Cantina Salazar, com o objetivo de aí instalar o Centro de Interpretação do Estado Novo, dando a conhecer, “de forma isenta”, uma parte da História do século XX, no qual não será incluído espólio pessoal do ditador.

A+ / A-

O PS considerou esta quinta-feira imprudente avançar com a construção de um centro sobre Salazar em Viseu numa altura em que "florescem" ideologias de cariz totalitário, com PSD e CDS a defender que é preciso não apagar a História.

"Independentemente dos méritos do projeto específico, não parece prudente avançar com um centro interpretativo sediado neste local e neste equipamento e mais imprudente nos parece a iniciativa, quando na atualidade, quer a nível europeu, quer a nível nacional, assistimos ao florescer de elementos e ideologias nacionalistas, de cariz totalitário”, declarou Rosário Gamboa, deputada socialista.

A deputada intervinha no debate parlamentar sobre a petição “de repúdio e exigência de que se trave e abandone a anunciada criação do ‘Museu Salazar’, com esse ou outro nome, em Santa Comba Dão”, iniciada pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e subscrita por cerca de 11 mil cidadãos.

No dia 16 de junho, na discussão da iniciativa em comissão parlamentar, o deputado do PS eleito por Viseu José Rui Cruz sublinhou que o centro projetado não é um museu e que o objetivo é estudar a história do Estado Novo, o que pode ser também uma "homenagem às vítimas", recusando a ideia de que venha a ser sinónimo de "uma romaria" de saudosistas de Salazar.

“Os proponentes declaram convictamente a importância deste projeto, que o mesmo não visa exaltar a figura do ditador, mas tão só divulgar a História e fazê-lo na medida do possível numa perspetiva pedagógica. Só podemos admitir que a pretensão é compreensível e os objetivos também o são, mas talvez o caminho escolhido não seja o mais adequado”, argumentou a deputada do PS.

Em 2019, a Câmara de Santa Comba Dão (PS), no distrito de Viseu, anunciou a intenção de requalificar a Escola Cantina Salazar, com o objetivo de aí instalar o Centro de Interpretação do Estado Novo, dando a conhecer, “de forma isenta”, uma parte da História do século XX, no qual não será incluído espólio pessoal do ditador.

A petição hoje em debate solicita ao parlamento que tome medidas que impeçam a concretização desse projeto, “ao abrigo do preâmbulo e o n.º 4 do artigo 46.º da Constituição, que proíbe as organizações que perfilhem a ideologia fascista”, efetuando “as diligências necessárias” para que “tal ofensa aos portugueses em geral, e em particular à memória dos milhares de vítimas do regime fascista do Estado Novo, seja definitivamente travada e abandonada”.

Pelo PSD, o deputado Paulo Rios de Oliveira alegou que há “pais que merecem que se saiba” o que foi o Estado Novo e “filhos que precisam de o conhecer”, alertando para o perigo do nome escolhido e questionando que público-alvo deverá ter o centro, para que não se corra o risco de este ser um local de romagem aos saudosistas do regime.

“Ser antifascista em 2020 é não permitir que o Estado Novo se esqueça, se branqueie, ou, para usar uma expressão da moda, se faça de um ditador um ditador fofinho”, considerou o deputado, ressalvando que o PSD acredita nas intenções dos promotores da iniciativa e na credibilidade das entidades científicas que suportam o projeto.

Pelo PCP, o deputado António Filipe argumentou que a história do que foi o Estado Novo “não se faz com a criação de locais de congregação de saudosistas do passado”, mas celebrando “ a memória de quem resistiu”, sublinhando a importância da petição num contexto de emersão de forças da extrema direita.

A deputada Alexandra Vieira, do BE, alegou que defender a construção de um ‘Museu Salazar’ é “trair a memória dos milhares de portugueses e portuguesas” que lutaram contra o regime e que importa homenagear “as vidas de resistência e de luta”.

Já a deputada centrista Ana Rita Bessa negou a pretensão do projeto de se criar um museu “de exaltação da figura de Salazar”, sendo o objetivo um centro interpretativo, argumentando que “querer apagar a História é um ato antidemocrático” e que, por definição, “a liberdade não pode ser limitada”.

As petições, iniciativa de cidadãos, não são votadas na Assembleia da República, mas os partidos podem associar ao debate projetos de resolução ou de lei – o que, neste caso, não aconteceu.

António Oliveira Salazar nasceu no Vimieiro, uma freguesia do concelho de Santa Comba Dão, mas a criação de um espaço dedicado ao período da história portuguesa em que viveu não tem sido pacífica ao longo dos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    04 dez, 2020 Ílhavo 11:35
    É muito mais que imprudente. É perigoso ou, na melhor das hipóteses, a mais completa unutilidade, mesmo sob o disfarce de dito "estudo e interpretação histórica". Para memória histórica e temas de estudo e interpretação bastam (ou bastariam) as prisões do passado ainda existentes (transformando em museus as que faltem), e a contínua análise objectiva dos fundamentos do atraso de Portugal - o da época e, em larga medida, ainda do actual. Isso, ocupem-se em mais "centros interpretativos" (e peregrinatórios) do que tivemos de pior na história, e verão como "progrediremos" ainda mais depressa...
  • Desabafo Assim
    04 dez, 2020 BAGUIM DO MONTE 09:17
    Ainda não entenderam que Salazar foi um homem comum? Hoje vivemos o que Salazar semeou, toda a boa semente deste povo não teve cá lugar, foi vendida à Europa, ficamos com sementes comuns, passamos a ser um povo comum, amorfo sem estandarte no meio da multidão. O mesmo digo dos governos sucessivos de aí até agora, amorfos sem visão de futuro, as marias que vão com as outras, que já é uma visão positiva. Esqueçam lá isso, olhem para este presente sem glória e emendem este rumo. Salazar era um homem comum, estamos cheios, pelo mundo, de homens comuns, um museu para cada um mediante a sua posição social? A Europa caiu na lama mas levantou-se, ergueu-se, arregaçou as mangas e projetou-se no futuro, grandes Homens e Mulheres agarraram na Alemanha e nos Países do Norte fazendo-os grandes, uma dúzia de Homens e de Mulheres, robustos, tecnológicos, sociais, outros amaldiçoados com o fascismo e afins permaneceram sentados, confortavelmente sentados na sua majestosidade, orgulhosamente sós e perdidos no tempo enquanto o mundo virava, se agigantava, se modificava. Países que cantaram louvores à Mulher, pois falamos de Mulheres e do ventre da humanidade, ouviram-na, acarinharam-na beijando os seus filhos, gastaram dividendos com eles, acreditaram nelas. Ontem tal como hoje, estamos cheios de homens comuns que não vêm nem querem ver. Salazar dormia enquanto outros semeavam. Até um pais minúsculo como Cuba nos passou à frente, arranjinhos (?) de homens comuns, nem na urgência enxergam.

Destaques V+