Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit: ​Facebook removeu 22,5 milhões de publicações de discurso de ódio

03 dez, 2020 - 19:26 • Manuela Pires

Nick Clegg, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido e atual vice-presidente do Facebook para as relações públicas e comunicação, diz que o foco excessivo na regulação na União Europeia pode "desviar atenções da criação de um mercado único digital"

A+ / A-

Veja também:


O vice-presidente do Facebook para as relações públicas e comunicação, Nick Clegg, defendeu esta quinta-feira, na Web Summit, que não deve “existir legislação sobre qual é o discurso legal que deve ser feito”.

Os reguladores devem antes “dizer às empresas como o Facebook que têm o dever de mostrar que têm regras para garantir que os utilizadores estão seguros na plataforma, que têm de mostrar esses sistemas, que são transparentes e que podem ser escrutinados e que, se eles falharem, vai haver penalizações”, disse o antigo vice-primeiro-ministro do Reino.

Para o responsável pela maior rede social do mundo, estamos perante um dilema, porque “não há um consenso global do discurso de ódio e é muito complicado fazer essa seleção”.

Tal como anunciou na quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Bruxelas quer um reforço das regras na União Europeia para obrigar grandes plataformas digitais, como Facebook ou Twitter, a removerem informações falsas, passando a dizer-lhes o que devem fazer e a poder sancioná-las.


Questionado sobre esta medida, Clegg recusou comentar porque disse não conhecer a notícia, mas adiantou que “o Facebook, no segundo trimestre do ano, removeu 22,5 milhões de publicações de discurso de ódio” da plataforma, e bloqueou “milhões de contas falsas”. “Isso é uma ação agressiva, bloquear conteúdo”.

Nick Clegg foi vice-primeiro ministro do Reino Unido, líder do partido Liberal Democrata, mas desde 2018 deixou a política e atravessou o Atlântico para ser vice-presidente do Facebook para as relações públicas e comunicação.

Na cimeira tecnológica, que este ano é exclusivamente virtual, Clegg referiu ainda que, hoje em dia, o Facebook está “numa jornada de mudança e consegue detetar 95% do conteúdo ofensivo”, mas reconhece que os restantes 5 % são ainda um grande volume de conteúdos e nunca vai conseguir chegar aos 100%.

O Facebook criou um conjunto de regras para esclarecer o discurso que não permite aos seus utilizadores. “Numa plataforma com biliões de mensagens todos os dias, trabalhar a essa escala, mesmo tendo triplicado o número de pessoas que ajudam nisto, obriga a confiar muito nas máquinas e no sistema de Inteligência Artificial”, esclareceu Nick Clegg.

O vice-presidente do Facebook desde 2018 defende que é preciso atualizar as regras da internet, e que é legítimo o debate sobre a quantidade de informação que o Facebook pode deter.

Questionado sobre a política de privacidade e de regulação da União Europeia, Nick Clegg considera uma “posição pouco usual” e que considera que “o foco da regulação na união europeia desvia atenções da criação de um mercado único digital” que iria ser um sucesso comercial na Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+