Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Concorrência aplica coima de 84 milhões à Meo por cartel com a Nowo

03 dez, 2020 - 13:36 • Redação

Cartel implicou aumentos de preços e redução da qualidade dos serviços prestados, indica a Autoridade da Concorrência.

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou à operadora Meo uma coima de 84 milhões de euros por combinar preços e repartir mercados com a Nowo nos serviços de comunicações móveis e fixas. O cartel entre as duas empresas vigorou, pelo menos, entre o princípio de janeiro e o final de novembro de 2018.

“Este cartel celebrado entre a Meo e a Nowo implicou aumentos de preços e redução da qualidade dos serviços prestados, assim como restrições na disponibilização geográfica dos mesmos serviços, que penalizaram os consumidores em todo o território nacional”, refere o regulador, em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A investigação da Autoridade da Concorrência conclui que, após celebraram um contrato de MVMO (operador móvel virtual), as duas operadoras “firmaram um acordo anticoncorrencial”.

Ao abrigo deste entendimento, a Nowo comprometeu-se a “não lançar serviços móveis fora das áreas geográficas onde disponibilizava serviços fixos, não concorrendo assim, com a Meo nas zonas de Lisboa e do Porto”.

Além disso, a Nowo aceitou "não disponibilizar ofertas móveis a 5 euros ou menos (ou com preços mais baixos face aos preços de ofertas similares no mercado) e acordou ainda "implementar aumentos de preços e reduzir a qualidade nas ofertas em pacote de serviços fixos e móveis", revela a Autoridade da Concorrência.

Como forma de compensação, a Meo "comprometeu-se, no essencial, a melhorar as condições contratuais do contrato MVNO celebrado com a Nowo, sobretudo no que diz respeito aos preços praticados entre ambas, no contexto da utilização de insfraestruturas, e a resolver problemas operacionais no âmbito da execução desse contrato".

A AdC tinha comunicado as acusações contra as duas empresas a 20 de dezembro de 2019, no seguimento da qual as empresas tiveram a oportunidade de se defender.

"Para além de aplicar uma coima de 84 milhões de euros à Meo, a AdC aplicou também a esta empresa a sanção acessória de publicar um extrato da decisão final tomada pela AdC na II Série do Diário da República e em jornal nacional de expansão nacional", sublinha o comunicado.

O processo teve origem num pedido de clemência da Nowo, que deste modo ficou dispensada do pagamento da coima que lhe seria aplicada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose
    03 dez, 2020 aldeia 18:35
    A MEO tem os preços muito altos para o serviço que pratica

Destaques V+