Tempo
|
A+ / A-

Web Summit: ​UE tem potencial para ser líder global no digital, diz Von der Leyen

02 dez, 2020 - 16:00 • Manuela Pires

A presidente da Comissão Europeia reconhece que ainda há muitos obstáculos na UE para estas empresas e que muitas startups acabam por abandonar o espaço europeu. Ursula von der Leyen participou, esta quarta-feira, no arranque da Web Summit.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia acredita que a Europa tem potencial para ser um líder global no digital, mas na sessão de abertura da Web Summit, Ursula Von der Leyen reconheceu que é necessário ultrapassar obstáculos e apontou algumas ideias.

Uma delas tem a ver com a uniformização de um conjunto de regras em todo o espaço europeu. “Quando uma startup portuguesa atravessa a fronteira para outro país da união não tem de se adaptar a outros procedimentos. O mercado único europeu também deve funcionar no mundo digital”, disse a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen falou na importância das tecnologias, da inovação e do conhecimento em tempos de pandemia. Destacou as vacinas da Covid-19 e de como este ano todos fomos forçados de repente a usar as tecnologias para trabalhar à distância ou simplesmente para encomendar uma pizza para o jantar.

A presidente da Comissão disse que, só este ano, o valor das empresas tecnológicas europeias cresceu 50%, que algumas são líderes de mercado, mas é preciso fazer mais porque o investimento ainda é baixo e a burocracia e os reguladores não ajudam estas empresas.

A política alemã prometeu que esta será a década digital europeia, mas avisou que é preciso cumprir as regras, igualdade e condições independentemente do seu tamanho, devem poder competir livremente.

Ursula von der Leyen diz que a Europa digital tem de se basear nos valores e na justiça, “o que é ilegal offline deve ser ilegal também no online. E a lei deve ser reforçada. Desde vender produtos que não são seguros até partilhar dados pessoais sem o consentimento, a espalhar discursos de ódio”.

“Ninguém espera que as plataformas digitais controlem todos os conteúdos, isso seria uma ameaça a liberdade de expressão, mas se um conteúdo ilegal foi notificado pelas autoridades nacionais, tem de ser retirado”, defendeu a presidente da Comissão Europeia, na Web Summit.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+