Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galiza limita passagens com Portugal no fim de semana prolongado

02 dez, 2020 - 17:16 • Olímpia Mairos

As restrições impostas pela Junta da Galiza para viagens a Portugal entrarão em vigor na sexta-feira e vão até o dia 9 de dezembro.

A+ / A-

Veja também:


O governo regional da Galiza, em Espanha, vai decretar confinamento e limitar a mobilidade de e para Portugal, de sexta-feira à meia noite até 9 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo presidente Alberto Nuñez Feijóo, em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira. A região vai estar em confinamento entre as 12h01 de sexta-feira, 4 de dezembro, e a mesma hora de quarta-feira, dia 9.

A medida, segundo o jornal Faro de Vigo, visa “evitar ao máximo deslocações entre os dois países durante o fim de semana prolongado, para conter a propagação da Covid-19”.

As restrições com Portugal não afetam os trabalhadores transfronteiriços que continuarão a poder circular mediante a apresentação da declaração comprovativa da entidade empregadora.

Quanto à mobilidade interna na Galiza, os critérios vão manter-se: nas zonas com restrições máximas haverá um perímetro onde não será possível entrar ou sair sem motivos justificados; nas demais áreas, haverá liberdade de movimento.

Portugal contabiliza pelo menos 4.645 mortos associados à Covid-19, em 303.846 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo, e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+