Tempo
|
A+ / A-

Salários portugueses foram os que mais caíram na Europa durante a pandemia

02 dez, 2020 - 18:12 • Redação

As remunerações em Portugal tiveram uma redução de 13,5%, indica a Organização Internacional do Trabalho.

A+ / A-

Os salários portugueses foram os que mais caíram na Europa por causa da pandemia de Covid-19, indica a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os salários em Portugal tiveram uma redução de 13,5%, seguido-se Espanha, com 12,7%, e Irlanda, com perdas de 10,9%, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

Em sentido contrário, Países Baixos, Suécia e Croácia foram os países que registaram descidas inferiores nas remunerações.

De acordo com a OIT, nos primeiros seis meses de 2020, em resultado da pandemia os salários caíram ou cresceram a um ritmo mais lento, em dois terços dos países analisados a nível mundial.

As remunerações mensais de mulheres e trabalhadores com salários mais baixos foram desproporcionalmente afetados pela pandemia, conclui a organização.

Embora os salários médios em um terço dos países que forneceram dados parecessem aumentar, isso foi em grande parte devido ao número substancial de trabalhadores com salários mais baixos que perderam os seus empregos e, portanto, distorceram a média, uma vez que não foram mais incluídos nos dados para assalariados, adianta o relatório divulgado esta quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+