Tempo
|
A+ / A-

Fabrico dos chocalhos é Património Imaterial da Humanidade há cinco anos

01 dez, 2020 - 12:48 • Rosário Silva

Para celebrar este aniversário, o município de Viana do Alentejo preparou várias iniciativas a realizar ao longo do mês de dezembro, para “valorizar e promover a arte chocalheira e os seus mestres”.

A+ / A-

O fabrico de chocalhos celebra, nesta terça-feira, 1 de dezembro, o 5º aniversário como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para celebrar mais um aniversário, o município de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, promove um conjunto de ações para a valorização deste património.

Assim, ao longo do mês que agora começa, vão decorrer algumas iniciativas com o objetivo “de valorizar e promover a arte chocalheira e os seus mestres, tendo em vista a transmissão de uma herança cultural e de uma tradição enraizada na freguesia de Alcáçovas”, refere uma nota do município alentejano, enviada à Renascença.

As primeiras iniciativas decorrem neste dia 1 de dezembro, com a transmissão online, via facebook através da página do município, a partir das 11h00, do workshop "Arte de fazer chocalhos", da Fábrica Chocalhos Pardalinho.

Também nesta terça-feira é lançada a primeira questão do desafio pedagógico denominado “À descoberta do fabrico de chocalhos”. Trata-se de uma iniciativa que pretende “pôr à prova os conhecimentos dos internautas”, indica a autarquia que anuncia a publicação, nas suas redes sociais, do filme oficial da candidatura do Fabrico de Chocalhos, realizado por David Mira.

No dia 17 é lançado no facebook do município, o documentário “GPS – Arte Chocalheira de Alcáçovas”, da autoria do jornalista Luís Godinho, produzido por Luís de Matos e com imagem de Rui Fernandes, dedicado a esta manifestação cultural.

No âmbito destas comemorações, atendendo à importância desta manifestação cultural, está patente ao público, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, uma exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, constituindo-se a mostra como “um veículo de divulgação, conservação e valorização do Fabrico de Chocalhos e dos mestres chocalheiros”.

A exposição, que ocupa o 1º piso do edifício, está dividida em três partes: a primeira sala é dedicada ao fabrico de chocalho; a segunda, à paisagem sonora e sensorial que os chocalhos produzem e, a terceira sala, aos mestres chocalheiros.

A exposição permanente contempla ainda três outras salas dedicadas ao conjunto artístico-arquitetónico, ao património e à memória oral, onde o visitante é convidado a depositar uma história biográfica.

Já no rés-do-chão, na sala das exposições temporárias, continua patente ao público a exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente”, com cem chocalhos assinados por personalidades nacionais, com uma dedicatória ao Alentejo.

O município do distrito de Évora sublinha “a importância do fabrico de chocalhos”, salientando que “não se esgota nestas iniciativas, elevando, aquém e além-fronteiras, o nome não só da freguesia de Alcáçovas, mas de um concelho empenhado em preservar as marcas da sua identidade”.

Coordenada pelo antropólogo Paulo Lima, a candidatura contou, recorde-se, com a colaboração de uma equipa da qual faziam parte, entre outros, a historiadora Ana Pagará, o fotografo Augusto Brázio e o realizador David Mira, tendo sido liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+