Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão exorta comunidade internacional a condenar o assassínio de cientista iraniano

29 nov, 2020 - 11:43 • Lusa

O cientista nuclear Mohsen Fakhrizadeh foi morto na sexta-feira numa emboscada perto de Teerão. O Irão responsabiliza Israel pelo assassínio.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohamad Javad Zarif, exortou, este domingo, a comunidade internacional a condenar o assassínio do cientista nuclear Mohsen Fakhrizadeh, considerando "vergonhoso" que se tenham limitado a fazer pedidos de calma.

O cientista nuclear Mohsen Fakhrizadeh, que segundo o Ocidente e Israel liderou o antigo programa secreto do Irão para desenvolver armas nucleares, foi morto na sexta-feira numa emboscada perto de Teerão e os iranianos responsabilizaram Israel pelo assassínio.

Diante das reações internacionais “limitadas e mornas”, o chefe da diplomacia iraniana partiu nas últimas horas para a ofensiva com mensagens no Twitter em vários idiomas: russo, chinês e alemão, além do inglês, que costuma usar naquela rede social.

A última mensagem, publicada em alemão, volta a criticar "os vergonhosos padrões duplos" da comunidade internacional, especialmente da União Europeia (UE). Zarif exortou a UE a condenar o assassínio.

No sábado, a UE classificou o assassínio de "ato criminoso" e pediu "que todas as partes permaneçam calmas e exerçam o máximo de contenção para evitar uma escalada que não pode interessar a ninguém".

Na mesma linha, a ONU afirmou que condena "qualquer homicídio ou execução extrajudicial" e pediu "moderação".

Zarif considerou, contudo, noutra mensagem, que o ataque a Fajrizadeh "foi sem dúvida projetado e planeado por um regime terrorista e executado por cúmplices de criminosos".

“É vergonhoso que alguns se recusem a opor-se ao terrorismo e se escondam atrás de pedidos de moderação”, disse Zarif.

Numa mensagem em russo, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão insistiu que o assassínio é "uma violação do direito internacional e um desrespeito aos princípios humanos e morais".

Além disso, numa mensagem em chinês, Zarif pediu a construção de "um consenso diante das tensões na região", além de condenar o "terrorismo de Estado", referindo-se a Israel.

Em Israel, as autoridades recusaram-se a comentar as alegações do Irão, mas alertaram as suas embaixadas, temendo ataques retaliatórios.

O assassínio do polémico cientista só foi fortemente condenado por grupos e países aliados ou próximos ao Irão, como o grupo Hamas, o grupo Hezbollah, a Síria, a Turquia e o Catar.

O Irão sempre negou ter um programa secreto para desenvolver a bomba atómica e defende que o seu programa nuclear é civil e pacífico.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+