Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA emite avisos para sete ilhas dos Açores devido a agitação marítima e vento

28 nov, 2020 - 17:17 • Lusa

Aviso amarelo emitido para as ilhas do grupo oriental, das 21h00 deste sábado às 00h00 de segunda-feira.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos e laranja para sete das nove ilhas dos Açores, devido às previsões do aumento da intensidade do vento e agitação marítima, já a partir da noite deste sábado.

O aviso meteorológico amarelo foi emitido para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), entre as 21h00 deste sábado e até às 00h00 de segunda-feira, devido às previsões de vento, segundo o aviso do IPMA divulgado hoje pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Devido às previsões de agitação maritima, o IPMA colocou ainda as ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso amarelo a partir das 18h00 deste sábado. Passará a laranja entre as 6h00 e as 15h00 de domingo, já que as ondas poderão atingir os oito metros.

A partir das 15h00 de domingo e até às 00h00 de segunda-feira, fica ativo o aviso amarelo para São Miguel e Santa Maria, referente a agitação marítima. Estão previstas ondas de norte de seis a sete metros, passando a nordeste.

Para as ilhas do grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial), o aviso amarelo, por causa das previsões de vento, vai vigorar entre as 3h00 e as 15h00 de domingo.

Aquelas cinco ilhas do grupo central vão estar também sob aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima, com ondas de norte, de seis a sete metros, passando a nordeste, no período entre as 00h00 e as 20h00 de domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+