Tempo
|
A+ / A-

Dezembro volta a ter "O dia mais curto do ano" com ciclo de curtas-metragens

27 nov, 2020 - 08:15 • Lusa

Nesta edição, o ciclo acontece em 19 concelhos.

A+ / A-

Dezembro volta a ser o mês para assinalar a diversidade da curta-metragem, no ciclo "O dia mais curto do ano", que nesta edição se estenderá a 19 concelhos, e com especial destaque para o cinema de Regina Pessoa.

"O dia mais curto do ano" é uma iniciativa da Agência da Curta-Metragem e consiste numa proposta de várias sessões de cinema, compostas apenas por filmes curtos, portugueses e estrangeiros e nos mais diversos géneros, culminando o programa a 21 de dezembro, dia em que se assinala o solstício de inverno.

"No dia que marca a chegada de mais um inverno, queremos também prestar uma homenagem à sétima arte, com sessões por todo o país", afirma a organização, a propósito desta oitava edição.

Este ano, uma das novidades é a exibição de cerca de 30 filmes em diferentes locais de projeção, "dos mais tradicionais aos mais inesperados", nomeadamente salas de cinema, televisão, plataformas de 'streaming' e também nas carruagens do metro do Porto.

Um dos programas de filmes será centrado na realizadora Regina Pessoa, que se tornou "num dos nomes fundamentais do cinema de animação, internacional, com uma identidade artística muito vincada, uma grande coerência estética e um universo muito próprio".

Em pouco mais de meia hora, o programa "permite ao espectador assistir à evolução da obra da autora ao longo dos vinte anos" de carreira e quatro filmes: "A Noite" (1999), "História trágica com final feliz" (2005), "Kali, o pequeno vampiro" (2012) e "Tio Tomás, a contabilidade dos dias".

O ciclo dedicado a Regina Pessoa estará em sala a 17 de dezembro, nos cinemas Trindade, no Porto, e Ideal, em Lisboa.

A organização propõe ainda outros três programas dedicados à curta-metragem, nomeadamente o "Curtas do Mundo", com uma seleção de filmes que estiveram este ano no festival Curtas de Vila do Conde, e o "Novas Curtas Portuguesas", que conta, entre outros, com "Nha Mila", de Denise Fernandes, e "O cordeiro de Deus", de David Pinheiro Vicente.

No total, serão 19 os concelhos dispostos a acolherem uma ou mais sessões de curtas-metragens deste ciclo, em auditórios e teatros municipais, cineclubes, escolas e casas de cultura.

A Cinemateca, em Lisboa, também se associa à iniciativa, programando uma sessão que contará com filmes de Cláudia Varejão, Salomé Lamas, Lúcia Prancha, Pedro Peralta e João Rosas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+