Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Como será o Natal? "Para a semana haverá notícias sobre isso", garante Marcelo

27 nov, 2020 - 20:41 • Lusa

Presidente considera que as regras para o Natal devem ser conhecidas quando for renovado o estado de emergência, na próxima sexta-feira. "Não faz sentido fazer os portugueses esperarem pelo dia 24 de dezembro para saberem o que é que vão fazer na noite de Natal”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República afirmou esta sexta-feira que o processo de decisão sobre a renovação do estado de emergência decorrerá até sexta-feira da próxima semana e que os portugueses saberão com antecedência como poderão passar o Natal.

Em resposta a questões dos jornalistas, no final de uma iniciativa nas instalações do jornal Público, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse que as decisões sobre o Natal estão relacionadas "com a renovação do estado de emergência", que desde 9 de novembro está novamente em vigor em Portugal.

"Para a semana haverá notícias sobre isso, haverá uma sessão epidemiológica, haverá a audição dos partidos políticos, haverá, naturalmente, o parecer do Governo, haverá a autorização da Assembleia da República e, depois haverá a decisão do Presidente da República", adiantou o chefe de Estado.

O atual período de estado de emergência, um quadro legal de exceção que só pode vigorar por 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações, termina às 23H59 de 8 de dezembro. Se for renovado por mais 15 dias, o novo período terá início às 00H00 de 9 de dezembro, até às 23H59 de 23 de dezembro.

Contudo, segundo o Presidente da República, os portugueses não terão de esperar pela avaliação do que acontece nesse 15 dias "para saberem o que é que vão fazer durante o Natal".

"Embora para cumprir a Constituição o prazo de renovação do estado de emergência, o próximo, a haver, termine às 23H59 do dia 23 [de dezembro], parece de bom senso que antecipadamente os portugueses saibam como podem organizar aquele fim de semana de Natal: 24, 25, 26, 27", afirmou.

Ainda quanto à próxima renovação do estado de emergência, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que 8 de dezembro é feriado e referiu que "o último dia que a Assembleia da República tem para se pronunciar é sexta-feira que vem".

"Portanto, estamos relativamente próximos desse momento de decisão sobre a renovação e em que termos o estado de emergência", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+