Tempo
|
A+ / A-

Transportes escolares gratuitos para alunos de Murça

27 nov, 2020 - 11:42 • Olímpia Mairos

Medida da autarquia visa ajudar as famílias.

A+ / A-

A autarquia de Murça decidiu tornar gratuito o passe para transporte escolar aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos, ensino secundário e também aos alunos do ensino profissional, que não tenham subsídio de transporte.

A medida já entrou em vigor e surge no âmbito da elaboração do Plano de Transporte Escolar, cuja competência é do Município, que organiza, regula, financia e controla o funcionamento dos transportes escolares para todos os anos de escolaridade e todos os estabelecimentos de ensino.

Em Murça, o passe escolar passa a ser de renovação anual e requer simplesmente uma vinheta que pode ser levantada no Balcão Único do Município.

O presidente da autarquia, Mário Artur Lopes, justifica a medida com a “elevada despesa que os alunos e agregados familiares já enfrentam, por exemplo, na compra de manuais, materiais de ensino e aulas complementares”.

“A autarquia murcense considera que esta medida é mais uma forma de libertar parte do orçamento familiar, aliviando-o, e permitindo que esse valor seja investido noutras necessidades das crianças e jovens”, assinala o autarca.

A aposta na “melhoria das condições educativas é uma opção estratégica”, assinala Mário Artur Lopes, sublinhando que já implementou várias medidas nesse sentido.

De entre essas medidas destaca-se a requalificação do edifício do centro escolar, a oferta dos cadernos de fichas, o projeto de remodelação da escola sede do agrupamento, o reforço e capacitação do serviço de alojamento e refeição na residência de estudantes de Murça e a aquisição de novas viaturas para o transporte escolar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+