Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Plano de reestruturação concluído. TAP prevê despedir mais dois mil trabalhadores

27 nov, 2020 - 09:51 • Celso Paiva Sol , Olímpia Mairos

Administração da companhia aérea vai suspender o “lay-off” que abrange cerca de nove mil trabalhadores. A medida vai ser anunciada esta sexta-feira aos sindicatos.

A+ / A-

O plano de reestruturação da TAP já está concluído e será entregue ao Governo “nos próximos dias”, antes de seguir para a Comissão Europeia, a quem cabe a aprovação final, avança a TVI.

Segundo aquela estação de televisão, a companhia aérea pode “despedir mais dois mil trabalhadores, cortar em 20% os salários e reduzir a frota em, pelo menos, 20 aviões”.

Os dois mil trabalhadores que irão ser dispensados, juntam-se aos 1.600 que devem sair até ao final do ano, conforme foi anunciado pelo ministro das Infraestruturas, no mês passado.

A companhia aérea vai terminar o ano de 2020 com prejuízos a rondar os mil milhões de euros e quebras de dois terços das receitas.

O plano de reestruturação inclui ainda cortes nos fornecedores e empresas de leasing, o que, até 2025, terá um benefício de 1.500 milhões de euros para a empresa.

Já o Jornal Económico dá conta que a administração da TAP, liderada de forma interina por Ramiro Sequeira, vai comunicar esta sexta-feira aos sindicatos a suspensão do regime de “lay-off” em que se encontram cerca de nove mil trabalhadores.

A pandemia de Covid-19 teve um impacto profundo nas operações da TAP que, à imagem do setor um pouco por todo o mundo, foi obrigada a paralisar a sua atividade durante vários meses.

Em 2 de julho, o Governo anunciou que tinha chegado a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um "auxílio de emergência português" à companhia aérea TAP, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros, para responder às "necessidades imediatas de liquidez", com condições predeterminadas para o seu reembolso, entre os quais a apresentação de um plano de reestruturação até meio de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 nov, 2020 Lisboa 14:44
    Normalmente, é o que "Reestruturação" quer dizer: despedimentos maciços, cortes de salários, retirada de direitos, etc. Deve ser por isso que quando se fala em "Reestruturar" alguma coisa, as pessoas pensam logo em lutar contra e boicotar o mais que podem.

Destaques V+