Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Supremo Tribunal proíbe limites à liberdade religiosa em Nova Iorque

26 nov, 2020 - 19:59 • Filipe d'Avillez

O recurso foi apresentado pela Igreja Católica e pela comunidade judaica que contestam os limites à participação em celebrações religiosas por causa da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretou esta quinta-feira que as proibições impostas em certas zonas da região de Brooklyn, em Nova Iorque, à realização de cultos religiosos com mais de 10 ou 15 pessoas, era ilegal.

A medida foi contestada pela diocese católica de Brooklyn e por uma organização judaica. A região abarcada pelos limites inclui vários bairros habitados maioritariamente por judeus ultraortodoxos.

A decisão do tribunal não foi unânime, com cinco juízes a decretar os limites ilegais e quatro a discordar. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, diz que a sentença não tem qualquer efeito prático, uma vez que os limites já tinham sido revistos e agora os locais de culto podem operar com 50% de lotação. Contudo, as organizações religiosas consideram que se tratou de uma vitória importante, pois consolida o princípio constitucional da liberdade religiosa.

Nas suas decisões, os juízes da maioria sublinharam o facto de os limites impostos por Cuomo terem sido exagerados e dirigidos de forma discriminatória às religiões, quando não existem provas de que os cultos religiosos em Nova Iorque tenham contribuído para a propagação do coronavírus. Pelo menos um dos juízes apontou para o facto de empresas consideradas “essenciais” terem sido dispensadas de quaisquer limites, incluindo clínicas de acupunctura e oficinas de reparação de bicicletas. Estes factos contribuíram para que o tribunal considerasse os limites à prática religiosa discriminatórias.

Três dos juízes que votaram contra a decisão da maioria são os mais liberais do tribunal, aos quais se juntou o juiz John Roberts, um conservador, que afirmou que não havia necessidade de decretar ilegal a decisão do Estado de Nova Iorque, uma vez que esta já não estava em vigor.

Em vários países do mundo têm sido impostos limites à prática religiosa por causa da pandemia. Em França e na Irlanda, por exemplo, estão suspensas todas as celebrações comunitárias. Em Portugal as celebrações estiveram suspensas – por decisão própria, no caso da Igreja Católica, mas por imposição governativa às restantes confissões – durante a vigência dos primeiros estados de emergência, na primavera. Recentemente a vida dos praticantes em Portugal complicou-se novamente com a imposição de um recolher obrigatório durante as tardes de sábado e domingo, que os bispos admitiram ter-lhes surpreendido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+