Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rui Rio sobre o Novo Banco: “Estamos a defender os contribuintes”

26 nov, 2020 - 15:51 • Redação, com Lusa

“O Estado português tem de cumprir, mas do outro lado também temos de ter a certeza que estão a cumprir", defende o líder do PSD.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do PSD diz que está a “defender os contribuintes” com a suspensão de quase 500 milhões de euros para o Novo Banco. Rui Rio afirma que se o banco cumprir, o Estado também vai cumprir com os seus compromissos.

“O Estado português tem de cumprir, mas do outro lado também temos de ter a certeza que estão a cumprir. Porque um contrato tem dois lados, não tem apenas um lado. Estamos a defender os contribuintes portugueses. São milhões, milhões e milhões sem explicação e há um momento em que tem de haver a explicação”, afirma Rui Rio.

O líder do PSD falava aos jornalistas após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, apenas com os votos favoráveis do PS.

Rui Rio defende que o Estado “tem de cumprir” o contrato com o Novo Banco se esta instituição também cumprir, e recusou que a votação dos sociais-democratas cause danos reputacionais ao país.

Depois de o PSD ter confirmado hoje em plenário o voto favor na especialidade da proposta orçamental do BE que anula a transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco (tal como PCP, PEV, Chega e deputada não inscrita Joacine Katar Moreira), Rio defendeu que os sociais-democratas foram coerentes.


Aprovada, rejeitada e outra vez aprovada. A atribulada votação sobre verbas para o Novo Banco
Aprovada, rejeitada e outra vez aprovada. A atribulada votação sobre verbas para o Novo Banco

“Eu votei em coerência com o que sempre disse: que o Governo antes de qualquer transferência para o Novo Banco deve vir ao parlamento explicar as razões, de preferência com uma auditoria independente do Tribunal de Contas em cima da mesa”, afirmou, em resposta a perguntas dos jornalistas no parlamento, no final da discussão orçamental.

Rio questionou se existe a certeza de que o contrato assinado entre o Estado e a Lone Star (dona do Novo Banco) está a ser cumprido pelo lado da instituição bancária.

Questionado sobre as acusações do PS e do Governo de que esta votação terá danos reputacionais para o Estado português, Rio contestou essa posição.

“Danos reputacionais podiam existir se, com os votos que tenho, dissesse que por nós não vai nem mais um tostão para o Novo Banco, mas não é isso que estou a dizer: por mim o Estado cumpre, desde que os outros cumpram também”, enfatizou.

O primeiro-ministro, António Costa, acusa PSD e Bloco de Esquerda de cederem à “tentação populista” e de brincarem com o fogo, ao suspenderem a transferência de 476 milhões para o Novo Banco.

Em declarações aos jornalistas após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, em votação final global, António Costa deixou duras críticas a quem "desertou".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Samuel Santos
    27 nov, 2020 Guarda 12:46
    Se queres mesmo proteger os portugueses, põe o teu lugar à disposição. Contigo, cada dia que passa o PSD mais se afunda. Foi o acordo dos Açores, foi o acordo com BE e um grande beijinho do Chega. Vai-te embora....
  • José Gaspar
    26 nov, 2020 Leiria 17:47
    Diz o senhor Rui Rio que estamos a defender os contribuintes, pena que o seu partido não tenha feito o mesmo com o BES e com todo o dinheiro dos contribuintes que já há muitos anos os governos têm dado ao BES, ao Novo Banco e até a empresas públicas que a única utilidade que tem é albergar as clientelas políticas, minta-me que eu gosto.

Destaques V+