Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Banco: Costa acusa PSD e BE de tentarem "queimar o país"

26 nov, 2020 - 14:53 • Redação

Em declarações aos jornalistas após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, em votação final global, o primeiro-ministro deixou duras críticas a quem "desertou" e cedeu à "tentação populista".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, acusa PSD e Bloco de Esquerda de cederem à “tentação populista” e de brincarem com o fogo, ao suspenderem a transferência de 476 milhões para o Novo Banco.

Em declarações aos jornalistas após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, em votação final global, António Costa deixou duras críticas a quem "desertou".

O primeiro-ministro congratulou-se pela aprovação do Orçamento e saudou PCP, Verdes, PAN, e deputadas não inscritas que "colaboram ativamente com o PS na melhoria deste Orçamento".

António Costa lamenta que "partidos tenham desertado ou não tenham resistido à tentação populista de aprovar medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional", numa referência à aprovação da suspensão da transferência de verbas para o Novo Banco.

"Mas queria dar uma palavra de confiança: tudo faremos para que aqueles que quiseram brincar com o fogo não queimem o país", garantiu.

O primeiro-ministro garante que o Governo "tudo fará" para que a Constituição, a lei do enquadramento orçamental e credibilidade internacional não sejam postas em causa.

O Governo considera que o artigo do Orçamento a impedir a transferência de cerca de 476 milhões de euros para o Fundo de Resolução pode ser inconstitucional e admite pedir a fiscalização da norma que foi aprovada no Parlamento esta quinta-feira de manhã.

Em declarações à Renascença, o ministro das Finanças, João Leão, disse que o artigo proposto pelo Bloco de Esquerda, e que teve o apoio do PSD, viola a Constituição.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    26 nov, 2020 Trofa 16:07
    O governo devia ser serio, e não o foi, e agora atira-se a oposição, como se a culpa fosse deles, da oposição.
  • Americo
    26 nov, 2020 Leiria 16:00
    Lembram-se das "habilidades" deste artista com o antigo ministro das finanças por causa da transferência dos 800 milhões para o NB ? Pois, é preciso ter cara de pau. Sobre brincarem com o fogo, deveria ter cuidado com essa afirmação. Lembra-se de Pedrogão ? Pois. Vamos com cuidado.

Destaques V+