Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2021

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

25 nov, 2020 - 20:25 • André Rodrigues

Federação Portuguesa de Tauromaquia exige a reposição do IVA das touradas nos 6%. O caso vai ser alvo de uma queixa junto da Comissão Europeia.

A+ / A-

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%.

Em comunicado, a ProToiro revela que está a preparar “um conjunto de ações legais que irão avançar em breve”, tendo em vista “a obtenção da declaração de ilegalidade da atual taxa de IVA de 23%, de modo a que o IVA aplicável aos espetáculos tauromáquicos volte a ser de 6%, como é seu direito enquanto um dos principais setores culturais, legalmente reconhecido”, pode ler-se.

Ricardo Levesinho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, acusa o Governo de hostilizar o setor, “atacando o emprego, os artistas e famílias que dependem desta atividade.”

“Nem o contexto da pandemia, que está a gerar enormes dificuldades em todo o setor da cultura, e também à cultura taurina, levou o Governo a reconsiderar a alteração do IVA. Era uma medida justa que revelaria grandeza e humanismo”, acrescenta o responsável.

Além da impugnação junto da Autoridade Tributária, a ProToiro vai, também, avançar com uma queixa junto da Comissão Europeia sobre a alteração da taxa de IVA aplicável aos espetáculos tauromáquicos.

Ao manter o IVA da tauromaquia nos 23%, “o governo permite-se dizer que há cultura de primeira e cultura de segunda, e por isso, que há portugueses de primeira e portugueses de segunda”, assinala secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro.

“O jazz paga 6% de IVA, mas se amanhã, na mundividência da senhora ministra da Cultura, o folclore for música pouco cosmopolita e recomendável, quem sabe terá de pagar 23% de IVA”, questiona o responsável.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel A. Ferreira
    26 nov, 2020 Póvoa de Varzim 15:26
    Pois a prótoiro que avance com queixas para onde bem entender. Em Bruxelas baterá à porta errada, mas enfim, só os cegos mentais ainda não se aperceberam de que Bruxelas já fechou a porta à tauromaquia. A tauromaquia está a finar-se.

Destaques V+