Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França. "É imperativo limitar número de pessoas à mesa no Natal e Ano Novo"

26 nov, 2020 - 12:06 • Manuela Pires

O país tem registado uma redução de novos casos de infeção da Covid-19 o que permite levantar algumas restrições de uma forma faseada.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro francês anunciou o levantamento faseado das restrições. O comércio abre no sábado dia 28 mas com regras apertadas, mas os bares e restaurantes continuam fechados até ao dia 20 de janeiro. Já o recolher obrigatório vai ser levantado nos dias 24 e 31 para que as famílias possam estar juntas.

Numa longa conferência de imprensa, Jean Castex anunciou o alívio de algumas medidas, mas avisa que “ainda é cedo para falar em desconfinamento”.

A França tem registado uma redução de novos casos de infeção da Covid-19 o que permite levantar algumas restrições de uma forma faseada. Assim, a partir de sábado o comércio abre portas até as 21h00 mas com regras apertadas, 8m quadrados para cada cliente. Também vai ser possível fazer uma caminhada durante três horas.

No dia 15 de dezembro, o recolher obrigatório a partir das 21h00 e até às 7h00 vai substituir o confinamento, no entanto, é levantado temporariamente nos dias 24 e 31 de dezembro para que as famílias possam celebrar o Natal e o Ano Novo. Jean Castex foi questionado sobre as recomendações para estes dias. “Parece difícil que os avós não se associem às festividades”, começou por dizer, apelando à responsabilidade dos franceses para limitar o número de pessoas à mesa nestes dias, para a utilização da máscara e evitar ajuntamentos.

É também a 15 de dezembro que os cinemas, museus e salas de espetáculo podem reabrir. As viagens entre as diferentes regiões são autorizadas.

Os restaurantes, bares e discotecas vão continuar fechados. O primeiro-ministro reconheceu que é “uma decisão extremamente difícil de tomar, mas necessária”.

A terceira fase que está marcada para 20 de janeiro vai ainda permitir a reabertura dos pavilhões desportivos. As aulas do secundário e das universidades passam a ser presenciais.

A pandemia provocou pelo menos 1.415.258 mortos resultantes de mais de 60 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+