Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mensagem dos bispos portugueses

Cuidar dos mais frágeis, "convém que se torne viral"

24 nov, 2020 - 11:00 • Olímpia Mairos , Aura Miguel

Conferência Episcopal Portuguesa divulga mensagem para o Advento, sublinhando o impacto da pandemia e pedindo para cuidarmos "bem dos pobres e necessitados”.

A+ / A-

No Advento, “Deus não vem mudar as situações. Vem mudar os corações. E são os nossos corações mudados que podem mudar as situações”, lembra a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Na sua mensagem para o Advento, os bispos alertam para o impacto da pandemia e pedem uma atenção especial para os mais frágeis e vulneráveis.

“Enquanto uns se afadigam na vacina, outros nos hospitais, outros nos lares, nas farmácias, na padaria, empenhemo-nos todos em encher este mundo de paz, de esperança”, apela o episcopado português, convidando a acolher “o Deus que Vem” e que “traz consigo uma grande carga verbal, que convém que se torne ‘viral’ na nossa vida ”.

“O andamento do Advento traz-nos um Deus que vem para o meio de nós e da nossa anemia e pandemia, e diz: ‘Bom-Dia’, e suplicando ordena: ‘Cuida de mim’, pode ler-se na mensagem da CEP.

“É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus!”, assinalam os bispos portugueses, indicando que é “agora o tempo favorável”.

Acolher e responder é o desafio lançado pelos bispos aos cristãos, para que nestes tempos difíceis da pandemia ninguém fique privado de amor e de resposta.

Aludindo ao profeta Isaías, os bispos assinalam que o profeta do Advento, “estava atento” e, por isso, foi capaz de escutar e responder, e indicam para todos atitudes semelhantes.

Segundo o texto, o “Deus do Advento vem para o meio desta pandemia, pega na nossa mão, muda o nosso coração e envia-nos a mudar a situação”.

A mensagem intitulada “Deus vem e enche o nosso tempo de ‘Bom-Dia’!” é uma iniciativa da Assembleia Plenária, que reuniu em Fátima, de 11 a 13 de novembro, e pretende ajudar os cristãos a uma maior vivência deste tempo de preparação para o Natal.

O Advento é o tempo litúrgico que decorre desde o início do novo ano litúrgico até ao Natal, mais precisamente, começa nas vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de novembro (festa de Santo André Apóstolo) e vai até às vésperas do Natal, no dia 24 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+