Tempo
|
A+ / A-

​Casa Comum

Paulo Rangel. Portugal está “atrasadíssimo” na preparação da vacinação contra a Covid-19

25 nov, 2020 - 15:52 • José Pedro Frazão

O eurodeputado social-democrata diz que a vacinação contra a gripe sazonal é um mau ensaio para o que aí vem. Já José Luis Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, assegura que o plano de vacinação para a Covid-19 está a avançar com a participação de militares e agentes da Proteção Civil. Foi o tema desta semana do “Casa Comum” que debateu ainda as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia.

A+ / A-

Veja também:


Paulo Rangel critica o Governo pela forma como está a ser preparada a vacinação contra a Covid-19 em Portugal. No programa “Casa Comum” da Renascença em parceria com a Eueanet - Rede Europeia de Rádios, o eurodeputado social-democrata defende que estamos muito aquém do que está planeado noutros países.

“Portugal está como estava em junho, agosto e setembro: atrasadíssimo por comparação com outros países. Se olharmos para o que está a fazer o Reino Unido, a Alemanha ou a Espanha na preparação da operação de vacinação, a diferença é abissal”, denuncia Paulo Rangel, citando os apelos da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para uma atempada preparação da vacinação na União Europeia.

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, contrapõe com as informações divulgadas aos parceiros sociais e partidos políticos na última conferência com peritos no Infarmed. O deputado socialista garante que já há trabalho em curso com a ajuda da Proteção Civil e dos militares.

“Já está explicado que as forças militares estão a preparar ativamente na preparação do plano. As forças de Proteção civil estão a participar no desenvolvimento desse plano de logística, de distribuição, segurança e de refrigeração. Todos esses aspetos têm vindo a ser objeto de trabalho”, responde José Luís Carneiro.

O dirigente socialista que garante, ainda, que foi cumprido o prometido pela ministra da Saúde, Marta Temido, sobre gripe sazonal, com a disponibilização de dois milhões de vacinas. Uma resposta a Paulo Rangel que denuncia fortes problemas para fornecer a vacina da gripe a quem a requereu, falando mesmo no “maior desastre logístico”.

Os comentadores do programa “Casa Comum” analisaram ainda as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, que passam pelas cimeiras Social e UE-Índia, para além dos processos que podem transitar da presidência alemã, como o Brexit e quadro financeiro plurianual a par dos dinheiros do plano europeu de recuperação económica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 nov, 2020 Lisboa 20:25
    Falam, falam, culpam-se uns aos outros, desculpas para isto e aquilo, mas o facto permanece. E aqui o facto foi que a vacinação da Gripe falhou e isso podem vir governantes apresentar as justificações que quiserem, mas é um facto. E um facto que não augura nada de bom para a vacinação anti covid.

Destaques V+