Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Dois halterofilistas romenos perdem medalhas de Londres 2012 por doping

25 nov, 2020 - 15:49 • Lusa

Razvan Martin fica sem o bronze e Roxana Cocos sem a prata que conquistaram nos Jogos Olímpicos. Um terceiro halterofilista romeno, que não chegou a terminar a prova, também foi desqualificado.

A+ / A-

Dois halterofilistas romenos perderam as medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na sequência de novas análises que revelaram o uso de substâncias dopantes, anunciou o Comité Olímpico Internacional esta quarta-feira.

Razvan Martin perdeu a medalha de bronze conquistada na categoria de 68 kg, que será atribuída ao norte-coreano Kim Myoing-hyok. Roxana Cocos ficou sem a prata conseguida na prova feminina da mesma categoria, que ficará na posse da cazaque Anna Nurmukhambetova.

Além de Razvan Martin e Roxana Cocos, foi também desqualificado Gabriel Sincraian, que não concluiu o torneio da categoria de 85 kg.

Os três atletas acusaram consumo de dois esteroides anabolizantes, metenolona e estanozolol, que potenciam o fortalecimento da massa muscular.

Nos últimos anos, têm sido detetados vários casos de doping na elite do halterofilismo mundial, com a Federação Internacional de Halterofilismo a ser acusada de encobrir essas práticas ilícitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+