Tempo
|
A+ / A-

​Restauração: Apoios do Governo estendem-se aos dois próximos fins de semana

25 nov, 2020 - 13:27 • Fátima Casanova

Os restaurantes podem compensar 20% da quebra de faturação nos fins de semana prolongados. Estão disponíveis 25 milhões de euros no programa Apoiar Restauração. As candidaturas começam esta quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Os apoios do Governo à restauração são alargados aos próximos dois fins de semana de restrições no âmbito do estado de emergência, decretado no âmbito da pandemia de Covid-19.

A quebra de faturação vai ser compensada com apoios extraordinários, anunciou esta quarta-feira na Renascença o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

João Torres disse que este “apoio é um mecanismo de compensação pelas perdas de faturação verificadas nos dois últimos fins de semana e será alargado também, em particular, aos dois próximos fins de semana prolongados”.

Segundo o governante, “os restaurantes poderão compensar 20% da sua quebra de faturação face à média dos primeiros fins-de-semana do ano de 2020”, no âmbito do programa Apoiar Restauração.


As candidaturas arrancam esta quarta-feira e estão abertas até esgotarem os 25 milhões de euros disponíveis para minimizar a quebra de receita nos fins de semana de recolher obrigatório.

Um apoio, que acontece no âmbito de um programa mais vasto, o Programa Apoiar, cuja portaria entrou hoje em vigor.

Na sequência deste programa, está previsto um segundo apoio, o APOIAR.PT, que se destina a todo o comércio.

Segundo João Torres, este apoio “permitirá que, a fundo perdido, os operadores económicos possam solicitar junto do Governo uma compensação pelas quebras de faturação registadas nos três primeiros trimestres de 2020, de 20% das quebras de faturação, face ao período homólogo”.

O secretário de Estado explicou ainda que “os apoios têm um limite de 7.500 euros por cada microempresa e de 40 mil euros por cada pequena empresa”. No total estão disponíveis 750 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+