Tempo
|
A+ / A-

Benfica terá financiado contratação de jogador do Vitória de Setúbal

25 nov, 2020 - 10:59 • Redação

Em causa a contratação do avançado marroquino Hachadi. O jornal "Público" escreve que os encarnados violaram os regulamentos da FIFA ao assinar um direito de preferência, por 900 mil euros.

A+ / A-

O Benfica terá violado os regulamentos da FIFA ao financiar, em 2019, a contratação de Hachadi pelo Vitória de Setúbal.

De acordo com notícia do jornal "Público", o Benfica pagou 900 mil euros ao Vitória, para assegurar direito de preferência sobre o jogador, que acabou por ser o valor que permitiu aos sadinos pagar a transferência ao Olympique Khourigba, onde o avançado jogava.

"No momento em que Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória Futebol Clube liquidou os 800 mil euros devidos ao clube marroquino pela contratação de Hachadi, a 2 de Julho de 2019, já tinha celebrado, 11 dias antes, um contrato com o Benfica pela cedência do direito de preferência do futebolista numa futura transferência", escreve o "Público".

Os 900 mil euros pagos ao Vitória de Setúbal não constam do relatório e contas do Benfica. Os 100 mil euros que ficaram na conta dos sadinos, após o pagamento ao Khourigba, terão servido para pagar salários a alguns jogadores do plantel.

Benfica e Vitória de Setúbal assinaram um contrato, assinado por Luís Filipe Vieira e por Domingos Soares Oliveira, em que os encarnados assumem interesse em ficar com direito de preferência sobre o jogador.

Um acordo em que, de acordo com o jornal, estabelece, por exemplo, uma indemnização de 6,5 milhões de euros, caso o Vitória transferisse Hachadi para FC Porto, Sporting ou Braga.

Contrato que não foi registado na plataforma de transferências da FIFA e que viola os regulamentos. “Nenhum clube poderá celebrar um contrato em que qualquer contraparte desse contrato, bem como terceiro, adquira a capacidade de influenciar, em temas laborais ou de transferência, a independência, as políticas ou o desempenho das equipas desse clube”, estabelece o Regulamento Sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA.

Hachadi, que chegou a ser associado a interesse de Benfica e Sporting, custou 1,25 milhões de euros. O Vitória pagou 800 mil euros ao Khourigba, 150 mil ao jogador, como prémio de assinatura, e 300 mil euros de comissão de intermediação ao agente Armindo Costa Aguiar, também representante de Jorge Jesus.

O avançado, de 22 anos, marcou apenas um golo, em 22 jogos pelo Vitória e rescindiu contrato com o clube, após a despromoção administrativa dos sadinos ao Campeonato de Portugal. Hachadi assinou, entretanto, pelos marroquinos do Chabab Mohammedia.

Até ao momento, escreve o "Público", "nem Vitória nem o jogador terão recebido qualquer reclamação do Benfica" visando o acordo estabelecido entre os dois clubes, que resultou no pagamento dos 900 mil euros dos encarnados aos sadinos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    26 nov, 2020 Leiria 14:13
    " modus operandi " de Vieira
  • José de Pinho Martin
    25 nov, 2020 Ostende 14:18
    Ja não ha nada a estranhar !

Destaques V+