Tempo
|
A+ / A-

Pandemia da Covid-19

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde esgota internamento Covid-19

24 nov, 2020 - 18:11 • Lusa

Desde outubro, o hospital quintuplicou o número de vagas para o internamento de doentes com o novo coronavírus. Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão entre os 17 municípios do país com maior incidência da Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC) atingiu esta terça-feira o limite da capacidade de internamento de doentes com Covid-19.

Em comunicado, a unidade hospitalar informa que “com as atuais 39 camas alocadas a doentes infetados com SARS-Cov-2, o Centro Hospitalar atingiu o limite máximo da capacidade instalada para o efeito, o que acarreta algum condicionalismo na atividade cirúrgica”.

O CHPVVC, que presta assistência a cerca de 140 mil habitantes dos dois concelhos, quintuplicou o número de vagas para o internamento de doentes.

“Das sete camas afetas ao tratamento de doentes Covid-19, existentes em outubro, o Centro Hospitalar dispõe agora de 39, mercê da evolução crítica da situação, com o consequente aumento de internamentos", informou a unidade.

Na nota, o Centro Hospitalar apontou, ainda, que "o crescimento abrupto da pandemia obstaculizou a projetada conversão da unidade" em Hospital Covid-free.

Assim, todo o segundo piso do edifício, onde funcionavam os serviços de cirurgia e medicina interna, está agora reservado para o tratamento de doentes Covid-19, atingindo o limite da capacidade instalada possível.

"A readaptação das instalações hospitalares à dimensão da pandemia fez concentrar igualmente, no primeiro piso da unidade da Póvoa de Varzim toda a área cirúrgica, mantendo-se a unidade de Vila do Conde como unidade Covid-free, para doentes de medicina interna", acrescentou o Centro Hospitalar.

Num esclarecimento adicional feito à Lusa, o Conselho de Administração do CHPVVC realça, no entanto que "a situação, hoje, ainda não é preocupante, mas o Centro Hospitalar continua atento e a desenvolver todos os esforços para prestar a melhor assistência possível à população, nomeadamente aos doentes com Covid-19".

"Acreditamos que, com a sensibilização que estar a ser feita junto da população, os números de internados possam, entretanto, baixar. Fizemos um grande esforço de readaptação da unidade, e atingimos o número máximo de 39 camas que podemos disponibilizar para covid-19, sendo, que hoje ainda temos quatro disponíveis", explicou fonte do Conselho de Administração.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde, Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão entre os 17 municípios do país com maior incidência de Covid-19, sendo que o concelho poveiro regista 1.626 infetados por cada 100 mil habitantes e Vila do Conde 1.605.

Foram registados nas últimas 24 horas mais 85 mortes e 3.919 casos de Covid-19 em Portugal, indica o boletim epidemiológico revelado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses continua a atingir novos máximos. Há agora 3.275 pessoas internadas, mais 34 do que no dia anterior. Destes, 506 estão em cuidados intensivos, uma subida de oito casos.


[notícia atualizada às 21h06, com esclarecimentos adicionais da Administração do CHPVVC]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+