Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa quer cooperar com Moçambique no combate ao terrorismo

24 nov, 2020 - 13:27 • Lusa

Primeiro-ministro português espera que a próxima cimeira bilateral entre os dois países se possa realizar no segundo semestre do próximo ano, em Maputo.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu esta terça-feira ao Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a disponibilidade de Portugal para “apoiar, bilateralmente, e no quadro da União Europeia” o país nos esforços de combate ao terrorismo na região de Cabo Delgado.

“Falei hoje com o Presidente Filipe Nyusi. Abordámos a gestão da pandemia e a situação nos dois países, em particular os esforços de Moçambique para combater o terrorismo na região de Cabo Delgado. Portugal está solidário e disponível para apoiar, bilateralmente e no quadro da UE”, escreveu António Costa, numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.

O primeiro-ministro português revelou ainda que espera que a próxima cimeira bilateral entre os dois países se possa realizar no segundo semestre do próximo ano, em Maputo.

“Estamos empenhados em aprofundar as nossas relações bilaterais e de cooperação. Contamos que a próxima cimeira bilateral possa ter lugar em Maputo, no segundo semestre de 2021”, escreveu, também no Twitter.

A violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique, está a provocar uma crise humanitária com cerca de duas mil mortes e 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

A província onde avança o maior investimento privado de África, para exploração de gás natural, está desde há três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

A última cimeira bilateral entre Portugal e Moçambique, a IV, realizou-se em 03 de julho de 2019 em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro português e do Presidente moçambicano.

Nessa altura, foram assinados entre os dois governos 13 acordos, com destaque para a prorrogação de uma linha de crédito de 400 milhões de euros até 2020, protocolos na área da saúde e de apoio a regiões moçambicanas afetadas por ciclones.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+