Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente

Preparar JMJ em plena crise. “As coisas podem-se fazer bem e com economia”

23 nov, 2020 - 06:30 • Pedro Filipe Silva , Inês Rocha

Cardeal-patriarca desvaloriza as dificuldades financeiras que deverá enfrentar na preparação da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, devido à pandemia de Covid-19. “Vai ser bom e vai ser para todos”, garante.

A+ / A-
Preparar JMJ em plena crise. “As coisas podem-se fazer bem e com economia”
Preparar JMJ em plena crise. “As coisas podem-se fazer bem e com economia”

“As coisas podem-se fazer bem e com economia. As duas coisas não são contraditórias”. É assim que o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, antevê a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para agosto de 2023, em Lisboa.

Questionado pela Renascença sobre como será a preparação do evento que deverá juntar centenas de milhares de jovens na capital, em tempos de grandes restrições financeiras, D. Manuel Clemente afirma que se “vai conseguir o que for possível. E o que for possível vai ser bom e vai ser para todos”.

O cardeal lembra que existe uma fundação de apoio à JMJ 2023 e, além disso, conta com o suporte das autoridades. “Estas coisas como ganham uma grande dimensão nacional, é evidente que isto só se pode fazer se o próprio país estiver interessado”, disse à Renascenca este domingo, no Vaticano, após a missa em que a comitiva portuguesa recebeu os símbolos da JMJ das mãos dos jovens do Panamá.

"Foi inesquecível". Jovens portugueses recebidos pelo Papa no Vaticano
"Foi inesquecível". Jovens portugueses recebidos pelo Papa no Vaticano

D. Manuel lembrou ainda que o apoio das autoridades portuguesas face ao evento aconteceu “desde o primeiro momento”.

“Também a própria cidade lucrará porque haverá alguns espaços reabilitados para o serviço da população”, lembrou o cardeal patriarca.

O momento simbólico vivido este domingo “significa que acabou a jornada do Panamá e começou a de Portugal”, explicou o patriarca de Lisboa.

Os símbolos recebidos - a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani - “agora vão para Lisboa, assim que possível começarão a peregrinação pelas dioceses”, adiantou D.Manuel Clemente.

A JMJ Lisboa está marcada para agosto de 2023. A organização espera “centenas de milhares, talvez um milhão” de participantes.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+