Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa refere-se pela primeira vez à perseguição dos muçulmanos na China

23 nov, 2020 - 21:26 • com Reuters

Francisco defende a criação de um rendimento básico universal para combater a desigualdade depois da pandemia, num livro que será publicado no dia 1 de dezembro.

A+ / A-

O Papa Francisco refere-se pela primeira vez publicamente à perseguição dos muçulmanos de etnia uighur, na China, num livro cujo conteúdo foi divulgado esta segunda-feira, mas que apenas vai para as bancas no dia 1 de dezembro.

Na obra, redigida em formato entrevista conduzida pelo jornalista britânico Austen Ivereigh, Francisco refere-se aos uighures como um povo “perseguido” a par dos yazidi e dos rohingya. Há anos que ativistas pelos direitos humanos com conhecimento do que se passa na China esperavam por um gesto destes do Papa.

A referência aos uighures – que têm sido alvo de perseguição sistemática por parte da China, incluindo a detenção de mais de um milhão de pessoas em campos de reeducação e a limitação à prática religiosa, chegando ao ponto de proibir cortes de cabelo e barbas consideradas islâmicas – é significativa porque coloca o Vaticano em choque com o regime comunista da China, com a qual a Santa Sé renovou recentemente um acordo sobre a Igreja Católica naquele país.

Ao longo das 150 páginas da obra “Vamos Sonhar Juntos: O Caminho Para Um Futuro Melhor” Francisco diz ainda que a pandemia de Covid-19 devia ser um incentivo para os governos criarem um rendimento básico universal, dizendo que são necessárias alterações económicas, sociais e políticas para abordar as desigualdades depois da crise.

Francisco critica ainda aqueles que se queixam da imposição do uso de máscaras por parte do estado, afirmando que são “vítimas apenas na sua própria imaginação”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • HO Reys Tony Reys
    26 nov, 2020 vila nova de gaia 16:35
    estar em confinamento em casa e uma tortura pesiclogica com a minha idade ja perdi de andar na rua e ate de me poder vestir uma roupa em condiçoes nem para ir ao multi banco saio enfim mas tenho medo desta pandemia e a vida e curta mas o maior inimigo nao e a pandemia sao as pessoas que nao sabem respeitar as REGRAS porque as pessoas nao foram habituadas como eu e outros como eu nos nossos tempos de escola

Destaques V+