Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guia prático vai ensinar a ser voluntário em tempos de pandemia

23 nov, 2020 - 11:33 • Rosário Silva

A iniciativa parte da Fundação Eugénio de Almeida, instituição sedeada em Évora e pretende dar um contributo importante para que o voluntariado continue a fazer-se, mesmo nas atuais circunstâncias.

A+ / A-

Veja também:


A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, vai apresentar um Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de Covid-19. Este novo instrumento, desenvolvido pela FEA, é dado a conhecer num evento online, que vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 26, nas plataformas Zoom e Facebook Live.

Para Henrique Sim-Sim, “o voluntariado tem desempenhado, desde sempre, um papel fundamental de resposta às necessidades das organizações do setor social e solidário”, por isso, explica o coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da FEA, neste “difícil período que se atravessa”, torna-se “relevante que tal continue a ser uma prática”, atendendo a “outras particularidades que devem ser encaradas como uma nova normalidade.”

O evento online integra, também, a conferência “Voluntariado em Tempos de Covid-19 - uma perspetiva europeia”, com a participação de Gabriella Civico, diretora do European Volunteer Centre, e um debate sobre a temática que vai contar com o contributo de João Teixeira, membro da direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Carla Ventura, vice-presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), e Tiago Costa, coordenador nacional do voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa.

“Acreditando que o conhecimento é a pedra basilar para a ação voluntária comprometida, transformadora e segura, o Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de Covid-19 resulta de um processo de pesquisa e sistematização de informação, realizado pela Equipa do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida”, anuncia a instituição, em comunicado enviado à Renascença.

Em termos gerais, o Guia aborda o desempenho da ação de voluntário, pormenorizando, locais e tipos de voluntariado que se podem realizar, explicando de que forma pode esta atividade ser adaptada à conjuntura da covid-19, referindo os cuidados a ter por parte dos voluntários e o papel das organizações promotoras de voluntariado no contexto atual.

“Esperamos contribuir para um processo conjunto e evolutivo de aprendizagem e conhecimento”, declara, Henrique Sim-Sim, com o objetivo de ajudar, acrescenta o responsável, “à edificação de uma sociedade mais justa e fraterna que todos almejamos”.

O Guia foi concebido, tendo por base a aprendizagem adquirida pela experiência da FEA, na gestão dos projetos de voluntariado próprios, dos quais se destacam de momento e em resposta ao contexto pandémico, “o Voluntariado na Cozinha Social, o Voluntariado no Apoio ao Estudo e Voluntariado no Apoio à Empregabilidade, e na pesquisa e recolha de informação de boas práticas de outras instituições nacionais e internacionais”, indica a Fundação.

A sessão de apresentação online da próxima quinta-feira, tem inicio marcado para as 15h00, e é dirigida a voluntários, técnicos e organizações.

O Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de Covid-19 será disponibilizado no sitio na internet, depois da sua apresentação pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+