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Aprovado fim das chamadas de valor acrescentado no apoio ao cliente

23 nov, 2020 - 16:37

Fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos ‘808’ e ‘30’ terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo ‘2’, dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.

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Os deputados aprovaram esta segunda-feira uma proposta do PAN que impede a utilização de linhas de valor acrescentado como única forma de contacto entre os consumidores e as empresas prestadoras de serviços, nomeadamente de contratos de seguro e serviços financeiros.

A proposta do PAN de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) não teve votos contra, tendo sido viabilizada com os votos favoráveis de todos os partidos e a abstenção do PSD e do CDS-PP.

Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar “números especiais de valor acrescentado com o prefixo ‘7’, para contacto telefónico dos consumidores ou clientes” ou “apenas números especiais, números nómadas com o prefixo ‘30’, ou números azuis com o prefixo ‘808’” para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos ‘808’ e ‘30’ terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo ‘2’, dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.

Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021.

Atualmente já existe legislação que impede a utilização de linhas telefónicas com os prefixos ‘7’ ou ‘30’ ou dos números azuis iniciados por ‘808’ por parte das entidades públicas e empresas prestadoras de serviços essenciais, mas o PAN considera que o diploma deixou de fora “um manancial de relações jurídicas de consumo nomeadamente no âmbito dos contratos de seguro ou de prestação de serviços financeiros ou bancário”.

O objetivo da medida foi, assim, alargar a abrangência das regras já em vigor a outro tipo de situações.

As votações na especialidade arrancaram na sexta-feira e decorrem durante quatro dias, estando a votação final global em plenário agendada para dia 26.

A proposta orçamental foi aprovada na Assembleia da República, na generalidade, em 28 de outubro, com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PCP, PAN, PEV e das deputadas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra.


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  • Antonio
    24 nov, 2020 Meinedo 20:55
    E que obriguem, de igual modo, as empresas de comunicação (pelo menos que eu saiba a NOS), a providenciar um e-mail público do apoio ao cliente. A resposta mais hilariante que eu recebi um dia de uma operadora ao serviço da NOS, quando a questionei sobre isso, foi "se tivéssemos, não fazíamos outra vida que a receber reclamações por escrito!)

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