Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Confinamento não travou concentração de CO2 na atmosfera, dizem as Nações Unidas

23 nov, 2020 - 15:00 • Lusa

De acordo com o boletim agora divulgado, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17%.

A+ / A-

A concentração de dióxido de carbono na atmosfera continuou a aumentar este ano apesar do confinamento global devido à pandemia da Covid-19, revelou esta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial.

Aquela agência das Nações Unidas registou em 2019 um aumento considerável das emissões daquele gás de efeito de estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a sua atividade económica.

“A descida das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada”, afirmou o secretário geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim agora divulgado, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17%.

A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2 e 7,5%.

No entanto, essa redução de emissões não significará uma redução de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano porque resultam de emissões acumuladas deste ano e dos anos anteriores.

A concentração de dióxido de carbono irá aumentar este ano, mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observáveis de um ano para outro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+